spot_img
InícioArtigosVeja os 5 maiores erros de gestão financeira no varejo digital

Veja os 5 maiores erros de gestão financeira no varejo digital

Ao mesmo tempo em que o crescimento do e-commerce segue em expansão, a taxa de mortalidade das empresas digitais também cresce.

Para ter ideia, apenas 30% dos e-commerce sobrevivem após dois anos de atividade no Brasil. Um índice muito baixo quando comparado à quantidade de empresas que abrem suas portas.

Mas, por que esse percentual é tão pequeno? Pois bem, acreditamos que o motivo principal da mortalidade das empresas do varejo digital está relacionado aos erros de gestão cometidos nos seus primeiros anos de atuação.

Quer saber quais são os maiores erros de gestão financeira no e-commerce e quais são os riscos de uma má gestão? Então continue lendo o post para descobrir quais são os principais equívocos, e como um sistema de gestão integrado (ERP Integrado) pode ajudar a evitá-los.

Boa leitura!

Gestão financeira no varejo digital: o que é e como funciona?

A gestão financeira é a disciplina que trata de todas as finanças da empresa. Seu principal objetivo é controlar o dinheiro que entra e sai do caixa, reduzir os custos e guiar a tomada de decisão.

Assim como em vários setores, no varejo digital o benefício de manter o fluxo financeiro controlado é que a empresa de e-commerce passa a planejar os seus gastos e investimentos antecipadamente. Evitando, assim, rombos no orçamento e a falta de recursos.

Riscos de uma má gestão financeira

Ainda hoje existem empresas que negligenciam a gestão financeira. Mas isso apenas porque não sabem os riscos que a falta de controle pode trazer para os negócios. Entre os principais riscos de uma má gestão, destacamos:

Falta de planejamento

Sem gestão, a empresa do varejo digital não sabe quanto de recursos ela tem disponível, nem quanto de dinheiro tem para receber de clientes, ou quanto precisa pagar aos fornecedores. Essa falta de conhecimento impede que ela monte um planejamento eficaz para guiar a equipe e a tomada de decisão.

Estoque parado

Como a gestão financeira envolve todas as finanças, ela também está associada à compra de produtos. Assim sendo, se não existe controle sobre o que já foi comprado, a empresa do varejo pode continuar adquirindo itens com pouco giro ou baixa qualidade. O que resulta em problemas no estoque como, por exemplo, estoque parado.

Esgotamento de recursos

Da mesma forma que a empresa pode adquirir itens desnecessários, ela pode deixar faltar produtos para atender a demanda. Já pensou um cliente entrar no site, fazer uma compra e só na hora de separar o pedido descobrir que não existe mais um item no estoque? A má gestão pode resultar nisso.

Desorganização dos dados

Uma gestão ineficaz prejudica o controle sobre os recursos, mas mais do que isso, impede que a empresa do varejo digital mantenha os dados financeiros organizados.

Hoje, relatórios de gestão e indicadores são fundamentais para tomada de decisão estratégica. Agora, como fica a empresa que não possui acesso a esses documentos? Perdida e sem aproveitar o momento de crescimento do e-commerce.

Mais custos

Outro risco da má gestão é que a empresa do varejo corre o risco de contabilizar mais custos. Compra indevida de mercadorias, despesas altas com armazenagem, acréscimo de multas e juros, enfim. Esses são apenas alguns exemplos de prejuízos financeiros que a empresa pode ter por falta de controle.

Retrabalho

A má gestão também afeta a equipe, já que resulta em retrabalhos. Sem controle, os responsáveis pelas finanças podem adquirir produtos errados, pagar fornecedores fora do previsto, deixar de quitar boletos, entre uma série de outros problemas.

Erros mais comuns na gestão do varejo digital

Agora que você já sabe o que é gestão financeira e quais são os riscos da má gestão, veja os 5 erros mais comuns e como a tecnologia de um ERP Integrado pode ajudar.

1. Misturar contas bancárias

Você pode não acreditar, mas misturar contas bancárias é um dos erros mais comuns na gestão financeira do e-commerce. Muitos empresários pensam que unir a conta pessoal com a empresarial não vai ocasionar problemas. Quando, na verdade, isso impede que ele veja a real situação do seu negócio.

2. Gerenciar o estoque errado

Controlar os produtos não é difícil, mas algumas empresas de varejo digital ainda gerenciam o estoque errado. Isso acontece porque não realizam inventários, as informações são desatualizadas e não controlam o giro dos produtos. Também porque não investem em um sistema de gestão integrado e na capacitação da equipe.

 3. Perder de vista o fluxo de caixa

O fluxo de caixa trata da movimentação de dinheiro. Ou seja, tudo que foi recebido e pago pela empresa em um determinado período.

Negligenciar as entradas e saídas de recursos financeiros continua sendo um dos erros mais comuns e problemáticos na gestão, uma vez que a empresa não sabe como foi o seu desempenho no mês, nem quanto de dinheiro tem disponível para investimentos.

 4. Deixar de otimizar os custos

Uma das formas mais rápidas de aumentar a lucratividade no varejo digital é reduzindo custos. O problema é que muitas empresas de e-commerce não têm o hábito de fazer o levantamento de custos, muito menos planejar ações para minimizar os gastos.

 5. Não explorar o potencial dos indicadores e dados

Uma tomada de decisão assertiva pode ser suficiente para melhorar os resultados da empresa. No entanto, para chegar até essa decisão, é importante utilizar dados, relatórios e indicadores para saber como está o seu desempenho na internet.

Mas, será que todas as empresas exploram o potencial dos números? Sabemos que não!

Como a tecnologia de um ERP integrado ajuda na gestão financeira

Nessa parte do texto você deve estar pensando que fazer a gestão financeira é complicado, e que evitar todos os erros acima é praticamente impossível. Mas, se disséssemos que a tecnologia pode ajudar no controle das finanças, você mudaria de opinião?

Pois bem, hoje já existem ferramentas tecnológicas que simplificam a gestão financeira no e-commerce. Um sistema de gestão integrado é um ótimo exemplo, pois permite organizar processos, em poucos cliques, e que ajudam a evitar esses erros.

O ERP Master, desenvolvido pela Alternativa Sistemas, é uma dessas tecnologias. Por meio do nosso ERP Integrado você consegue controlar o estoque, gerenciar pedidos e até organizar a logística de frete.

Não só isso, emitir nota fiscal eletrônica, acompanhar relatórios de venda, gerenciar contas a pagar e receber, e controlar o fluxo de caixa. E não para por aí. Por ser uma solução desenvolvida especialmente para o comércio virtual, ela é 100% integrada à sua plataforma de e-commerce.

Incrível, não é?

 

Se você ainda não sabe como um sistema de gestão integrado pode ajudar a sua empresa de varejo digital, confira nosso post que trata sobre esse assunto e esclareça todas as dúvidas!

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!