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Prepare seu e-commerce para a Black Friday 2021

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A Black Friday vem se tornando um grande evento no Brasil, principalmente para o e-commerce. A data marca o início das vendas de final de ano e é fundamental para esvaziar os estoques, para que os lojistas possam renová-los mais rapidamente.

A cada ano que passa, a participação das lojas aumenta, ganhando cada vez mais relevância no calendário do varejo digital. Segundo relatório Webshoppers 43, da Ebit/Nielsen, em 2020, a Black Friday, teve a maior alta dos últimos 13 anos, registrando um crescimento de 41%.

Para este ano, o cenário continua promissor. Então, será que é possível prever comportamentos e tendências?

Continue lendo para saber mais sobre as expectativas para a Black Friday 2021.

E-commerce: a grande estrela da Black Friday

As vendas online vêm se consolidando e tornando-se parte da rotina do brasileiro devido à sua praticidade. É fácil pesquisar os preços dos produtos no varejo digital e cômodo recebê-los em casa.

Além disso, a pandemia e o isolamento social contribuíram para o crescimento do e-commerce. Com a mudança de comportamento do consumidor, muitos lojistas adaptaram sua forma de atuação no varejo digital. A partir disso descobriram as vantagens de vender online, migrando ou ampliando seu negócio para a modalidade e-commerce.

O crescimento do e-commerce com a Black Friday de 2020 pode servir de parâmetro para a edição deste ano.

Além disso, é preciso avaliar também o novo comportamento do consumidor que parece ter atingido um nível mais alto de maturidade na hora da compra. Neste caso, ele deixou um pouco de lado o consumo compulsivo para fazer uso das ferramentas virtuais, as aliadas na hora de fazer boas compras de maneira consciente.

Essa nova forma de agir, utilizando os meios digitais para pesquisa e comparação de preços, é uma das grandes diferenças em relação aos outros anos.

Desafios para o varejo digital com a Black Friday 2021

Na prática, é possível  fazer algumas estimativas para a Black Friday 2021, analisando o cenário econômico, político, social e os dados da última edição. Por isso, conseguimos analisar  alguns pontos que serão muito importantes neste ano.

Confira a lista com as tendências e desafios para este ano:

Alta do dólar

A alta do dólar vem impactando grande parte das empresas, independente do segmento. Afinal, praticamente todos os produtos que consumimos possuem componentes importados, gerando algum tipo de efeito no preço ao consumidor final.

Como consequência, é esperado que muitas empresas reduzam a quantidade de descontos oferecidos nesse período. A exceção são as lojas que tiveram uma queda nas vendas durante o ano e precisam impulsionar seus resultados, evitando problemas no estoque e de faturamento.

Disponibilidade de produtos

Contar com uma variedade de produtos em seu estoque pode ser um diferencial para impulsionar suas vendas e garantir crescimento no e-commerce. Logo, analise as métricas do ano anterior e faça uma projeção de compras. Assim, você  pode preparar seu estoque para evitar a perda de vendas.

Muitos consumidores deixam de comprar por não encontrar um produto com alguma característica que buscam. Por exemplo: se a sua loja vende objetos de decoração e o seu cliente busca um vaso na cor preta, diante da indisponibilidade em estoque, ele não vai comprar de outra cor. Provavelmente, ele irá buscar em uma outra loja.

Atendimento

Oferecer um ótimo atendimento durante a Black Friday pode ser uma tarefa exigente se considerarmos o fato de que as demandas aumentam exponencialmente. Inúmeros problemas podem acontecer neste período. No e-commerce muitos sites ficam lentos e até fora do ar.

Nessas horas, as empresas precisam estar preparadas para oferecer o melhor atendimento, tirando as dúvidas, acalmando os ânimos dos compradores e solucionando o problema com agilidade. Caso contrário, podem lidar com a perda de vendas e de clientes.

Entrega rápida

Sempre quando compramos algo, queremos que a entrega seja feita o mais rápido possível. Tanto é verdade que a entrega expressa, seja pelos Correios ou pelas transportadoras, tem sido a opção mais utilizada pelos consumidores nos últimos anos.

A preferência pela modalidade expressa revela que a agilidade na entrega está se tornando mais importante que o preço do frete para uma parcela expressiva dos consumidores. Portanto, prepare sua logística!

Possuir as ferramentas certas

Um volume de compras acima do esperado pode desestabilizar um negócio que não está preparado para suprir a demanda, gerando problemas no estoque e perda de vendas. A melhor maneira de evitar isso é apostando em soluções tecnológicas que automatizam a gestão do estoque e outros processos, como um ERP.

Vale a pena investir em um sistema de gestão que seja capaz de integrar seu estoque para as vendas físicas e do e-commerce, ou seja, um estoque omnichannel. Dessa maneira, você consegue prestar um melhor atendimento, com agilidade e eficácia, garantindo a satisfação dos clientes.

Conheça o ERP Master e veja como a tecnologia pode te ajudar a integrar suas vendas físicas e virtuais. Com parceria com os grandes marketplaces, você otimiza seu desempenho, marcando presença nos maiores sites de venda online.

A hora de preparar o seu e-commerce para a Black Friday é agora.

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