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Data driven: sua empresa toma decisões baseadas em dados?

A inovação é um dos pilares mais importantes para a empresa que busca crescimento. Para definir e direcionar ações estratégias que tragam a inovação como resultado, ser data driven é fundamental. 

Você sabe qual a importância dos dados no seu negócio? 

Veja, neste post, por que prestar atenção a todo o conteúdo quantificável da empresa é importante para a gestão e o direcionamento das estratégias e como um sistema de gestão como um ERP integrado pode ajudar a sua empresa a sair da mentalidade do “acho” para o “com certeza.”

Boa leitura! 

Importância de ser data driven para gestão dos negócios e direcionamento das estratégias

Toda empresa possui variáveis e características internas que tornam o seu negócio único. Isso significa que, mesmo se vender um produto ou serviço similar a uma concorrente, sua organização vai apresentar resultados distintos e ter um desempenho desigual. 

Como os resultados e o desempenho mudam de uma empresa para outra, a gestão e tomada de decisão também são distintas. Ou seja, todo o controle e direcionamento das estratégias precisam ser realizados com base nos dados da própria organização e não de terceiros. 

Ficou confuso? Vamos explicar!

Imagine que a sua concorrente aplicou uma estratégia de marketing digital que aumentou a geração de leads e trouxe mais clientes para o seu e-commerce. Para chegar até essa ação estratégica, a equipe estudou os indicadores de desempenho e verificou o relatório de vendas para saber quais produtos tiveram mais demanda. E, por terem feito essa análise, o resultado foi positivo. 

Agora pense, você acredita que a mesma estratégia surtiria efeito no seu negócio, uma vez que as condições, características e o volume de vendas da concorrente são diferentes da sua empresa? Você sabe que não. E também sabe que a sua organização precisa ser data driven para usar os dados corretamente e aperfeiçoar os processos e garantir sucesso nas vendas online

Segundo um relatório da Ernst & Young (EY), mais de 80% das organizações acreditam que os dados devem estar no coração de tudo o que a empresa faz. Isso inclui suas operações de compra, estoque, vendas, marketing e transporte, entre outros.

Entretanto, ainda hoje existem empresas que não utilizam os dados como base para direcionar as ações estratégicas e tomar decisões. E essas, geralmente de pequeno porte, enfrentam uma série de desafios para se sobressair e manter sua competitividade. 

Os principais obstáculos são: 

  • Reduzir os custos operacionais;
  • Eliminar desperdícios;
  • Acelerar processos;
  • Identificar as falhas e corrigir os problemas;
  • Otimizar as entregas;
  • Melhorar o atendimento ao cliente;
  • Aumentar as vendas.

“Mas como exatamente os dados ajudam a empresa?”, você deve estar pensando. 

Pois bem, um levantamento realizado pelo McKinsey Global Institute, empresa que ajuda organizações nos setores privado, público e social a criar mudanças, apontou que o valor dos dados está em auxiliar os gestores a confiarem menos no sentimento do “acho” e ir para o ‘com certeza”. 

Por proporcionar mais clareza, as empresas que são orientadas por dados conseguem incentivar uma mentalidade voltada para as análises e abordar os problemas de forma mais objetiva. Não só isso, têm 23 x mais chances de adquirir clientes, 6 x mais chances de reter esses consumidores e 19 x mais chances de serem lucrativas, segundo o levantamento.

Assim sendo, ser data driven e coletar e acompanhar números, fluxos, tabelas, pesquisas, opiniões e todo o conteúdo quantificável da empresa, é extremamente importante. Primeiro, para o seu negócio não andar em círculos e segundo, para você direcionar esforços e investimentos para o caminho certo. 

Como garantir uma tomada de decisão assertiva baseada em dados

Agora que você chegou nessa parte do texto, deve estar pensando que garantir uma tomada de decisão assertiva é praticamente impossível. Afinal, a sua empresa possui vários setores e fazer a coleta de dados pode exigir um tempo que você não tem.

Até alguns anos concordávamos que coletar e fazer a análise de todos os dados era mesmo desafiador. Contudo, hoje existem tecnologias que permitem que você inove, gerencie e reúna todo o conteúdo quantificável da sua empresa de um jeito simples.   

Um sistema de gestão, que integra toda a operação da sua loja em um único espaço, por exemplo, é uma dessas tecnologias. Dependendo da ferramenta que você escolher, a sua empresa pode dispor de dashboards com dados consolidados que vão simplificar a sua gestão. Inclusive, auxiliar no direcionamento das estratégias e na tomada de decisão. 

Não conhece um ERP integrado capaz disso? Então veja como o ERP da Alternativa Sistemas pode ajudar:

  • Controle de estoque: por meio desse recurso você e a sua equipe podem otimizar o controle de estoque, registrando toda a movimentação de entradas, saídas, perdas e transferência de produtos;
  • Gerenciamento de pedidos: com o ERP integrado da Alternativa Sistemas todos os pedidos realizados no seu site podem ser gerenciados, em poucos cliques, em apenas uma tela;
  • Logística de frete: como você pode configurar as modalidades do correio no site, o controle de frete e o envio dos seus produtos são concluídos mais rápido; 
  • Nota fiscal eletrônica: no sistema de gestão, a validação e transmissão de notas são feitas de forma rápida e simples, bem como a busca e a inserção de todos os dados. 
  • Balanço de vendas: você consegue fazer o balanço de todas as suas vendas para identificar os produtos com maior demanda, menos saída e que trouxeram mais lucratividade;  
  • Contas a pagar/receber: por meio do software você consegue programar as contas a pagar e a receber, também efetuar pagamentos aos fornecedores;
  • Controle de caixa: como toda a movimentação do site fica registrada dentro do sistema, você pode garantir mais transparência no acesso aos dados e otimizar o controle de caixa;
  • Integração com o site: uma vez que o ERP é 100% integrado à plataforma da loja virtual, você não precisa se preocupar com a confiabilidade nos dados inseridos no sistema de e-commerce; 
  • Marketplaces: além de vender diretamente no site, você pode aumentar as suas chances de vendas disponibilizando produtos, gerenciando e faturando os pedidos nas maiores vitrines online do Brasil.

Viu só como um ERP integrado pode tornar a gestão e tomada de decisão em dados mais simples? Se você gostou do tema, leia nosso post sobre 9 relatórios de gestão que não podem faltar na sua gestão.

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