InícioDicasCurva ABC: gestão de dados estratégica

Curva ABC: gestão de dados estratégica

curva-ABC-gestao-de-dados-estrategica-Alternativa-Sistemas Curva ABC: gestão de dados estratégica

Gerenciar uma empresa pode parecer muito complexo devido a grande quantidade de dados sobre estoque, vendas, comportamento de clientes e muito mais. Para que a sua gestão se torne mais simples e você possa tomar decisões com segurança e tranquilidade é importante ter em mãos ferramentas de gestão ágeis e de fácil compreensão, é o caso da Curva ABC.

Gustavo Lourenço, Diretor Comercial da Alternativa Sistemas, explica que “a Curva ABC é uma importante ferramenta de gestão que ajuda o lojista a ter maior controle sobre o estoque e a compreender melhor o perfil de seus clientes”. Isso porque a ferramenta é um método de classificação e agrupamento de dados que torna representativa e simples a visualização da importância que cada variável possui.

No cotidiano empresarial a ferramenta pode ser utilizada de forma estratégica pelos gestores, Gustavo aponta que a Curva ABC pode ser utilizada tomando por base diferentes parâmetros: “é possível utilizar um parâmetro numérico para descobrir qual produto é mais vendido na empresa ou tomar por base o impacto no faturamento que cada produto apresenta”.

“a Curva ABC é uma importante ferramenta de gestão que ajuda o lojista a ter maior controle sobre o estoque e a compreender melhor o perfil de seus clientes”

Gustavo Lourenço – Alternativa Sistemas

Com esses dados em mãos “o gestor pode decidir qual produto pode ser comprado em quantidades maiores, lhe permitindo um poder de barganha maior ou qual produto lhe traz mais lucro e merece uma atenção maior nas campanhas de marketing, por exemplo”, segundo Gustavo. Da mesma forma é possível traçar o perfil de seus clientes e direcionar campanhas para incentivar o consumo de cada um deles de forma mais assertiva e direcionada.

Gustavo também comenta que no Master ERP existe um espaço especial para a ferramenta: “é só o cliente Alternativa entrar na aba Curva ABC e escolher quais as variáveis e os parâmetros quer analisar, o Master realiza todos os cálculos por você e gera um relatório completo com informações numéricas e gráficas para lhe ajudar na hora da tomada de decisões de forma ágil e segura”.

Quer saber um pouco mais sobre como o Master ERP lhe ajuda a tomar decisões de sucesso com o uso da Curva ABC? Confira o vídeo tutorial abaixo e não deixe de dar seu joinha ao final:

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!