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7 práticas para otimizar a gestão financeira do seu e-commerce

Em post passado falamos sobre os riscos de uma má gestão financeira e quais são os erros mais comuns dentro do e-commerce. Hoje, abordaremos quais são as práticas que precisam ser adotadas para melhorar a gestão, e qual a importância de ter um ERP integrado para otimizar os processos.

Também veremos como o ERP para e-commerce da Alternativa Sistemas, referência em atendimento e desenvolvimento de soluções em tecnologia como sistema de gestão, pode simplificar o controle e a gestão de uma empresa.

7 melhores práticas para gestão financeira no e-commerce

O objetivo da gestão financeira é assegurar o equilíbrio entre as receitas e despesas. A questão é que, para alcançar esse equilíbrio, a empresa precisa adotar algumas práticas. Abaixo, veja quais são elas:

1. Faça um planejamento

O planejamento é uma tarefa que consiste em estudar o que já aconteceu na empresa, a fim de antecipar oportunidades e ameaças.

Se você quer melhorar a gestão financeira do seu e-commerce e garantir resultados mais consistentes, você precisa direcionar todas as tarefas, os investimentos e a equipe para o caminho certo. E qual é o jeito mais fácil de conseguir isso? Com um planejamento em mãos.

2. Controle os custos

Controlar os custos consiste em administrar os custos fixos e variáveis da empresa, a fim de assegurar um preço justo e competitivo.

Se você não quer correr o risco de perder dinheiro por cobrar pouco por um produto ou afastar os clientes com preços elevados demais, você precisa saber se o preço de venda está cobrindo as despesas, os custos e produzindo lucro. Não só isso, como reduzir esses custos para aumentar a sua margem.

3. Tenha uma boa gestão de estoque

A gestão de estoque está diretamente relacionada à gestão financeira. Isso porque estoque parado significa dinheiro parado, e a depreciação das mercadorias pode acarretar prejuízos.

Para que a sua empresa de e-commerce não corra o risco de perder dinheiro, você precisa realizar uma gestão de estoque impecável. Primeiro, para garantir que possui itens suficientes para atender a demanda. Segundo, para que os seus produtos parados não gerem custos altos de armazenamento e não depreciem.

4. Calcule o preço corretamente

Todo mundo sabe que na internet a competitividade é acirrada. Assim, cobrar demais por um determinado produto pode ser suficiente para a sua empresa perder vendas e afastar clientes.

Controlar os custos ajuda a descobrir se o preço de vendas está cobrindo as despesas, os custos e produzindo lucro. Mas, não é a única coisa que importa na precificação. Você também precisa avaliar as ofertas da concorrência, a sazonalidade dos itens e, claro, os diferenciais da sua marca para chegar até o preço certo.

5. Identifique os erros

Uma empresa só consegue avançar no mercado digital quando identifica os erros e soluciona os problemas.

Se você viu que a sua empresa está perdendo oportunidades de vendas na internet por conta da precificação errada, mau atendimento ao cliente ou falhas na gestão, especifique tudo que precisa ser melhorado e quais estratégias são necessárias para resolver os erros de uma vez por todas.

6. Use relatórios e indicadores na tomada de decisão

Uma tomada de decisão pode solucionar uma série de problemas ou levar a empresa de e-commerce ao fracasso.

Se você não quer correr o risco de agir precipitadamente e prejudicar os negócios, sempre utilize os relatórios e indicadores antes de tomar decisões importantes. Os números não mentem. Eles mostram qual é a real situação do seu negócio, e o que é preciso fazer para melhorar os resultados ou minimizar prejuízos.

7. Invista em tecnologia com um ERP integrado

A gestão envolve muitos processos, pessoas e departamentos. Por conta disso, ter controle sobre absolutamente tudo, em tempo real, pode ser desafiador sem o apoio da tecnologia.

Se o seu objetivo é melhorar a gestão financeira da sua empresa, você precisa contar com uma tecnologia capaz de otimizar processos e simplificar o gerenciamento. E nada melhor que ter um ERP para e-commerce para ajudar nisso.

Importância de um sistema ERP para organizar a gestão financeira

A gestão financeira envolve uma série de métodos, processos e ações que permitem que a empresa controle, analise e planeje todas as suas atividades relacionadas às finanças.

Toda empresa quer crescer e ganhar dinheiro, certo? No entanto, para conseguir isso, é preciso saber como controlar tudo o que compra, estoca, vende e gasta com a atividade.

Sem controle, fica muito fácil para a empresa direcionar os recursos de forma equivocada. E, com isso, somar prejuízos ao longo do tempo. Você quer isso para o seu negócio? Sabemos que não! Por isso, dizemos que investir em um sistema ERP para e-commerce é a melhor alternativa.

Com o ERP Master, sistema de gestão desenvolvido pela Alternativa Sistemas, a sua empresa pode integrar processos, pessoas e departamentos em um só espaço. Não só isso, integrar loja física e loja virtual, bem como fazer a integração do estabelecimento com diversos canais de venda como marketplaces e fornecedores de e-commerce.

Por meio da ferramenta é possível administrar todos os pedidos, em poucos cliques, também controlar o estoque, emitir notas fiscais eletrônicas e acompanhar relatórios e indicadores. Ainda gerenciar todas as despesas, programando as contas a pagar e a receber, e controlar absolutamente tudo o que entra e sai do caixa.

Legal, não é? Fazer toda a gestão do e-commerce, inclusive a gestão financeira, pode ser mais simples e prática com um ERP.

 

Se você ainda não conhece a ferramenta ou não sabe como um ERP para e-commerce funciona, clique e descubra agora mesmo como nosso sistema de gestão pode transformar o seu negócio.

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