10 de outubro de 2017
Redação Alternativa

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Cada vez mais o atendimento ao cliente tem sido priorizado entre as empresas. Isso porque oferecer uma boa experiência aos consumidores pode aumentar as taxas de fidelização e a construção de uma boa imagem da empresa frente ao mercado. Indo de encontro a essa tendência, em 2017 o WhatsApp anunciou que está testando uma nova versão do aplicativo, sendo a novidade voltada para empresas.

A intenção dessa nova versão é oferecer mais segurança e ferramentas de atendimento aos empresários/as facilitando e agilizando ainda mais a comunicação entre clientes e empresas. Por enquanto, a nova edição, chamada de “WhatsApp Business for small business and enterprise solution” – “WhatsApp Negócios para pequenos negócios e soluções empresariais” na tradução livre – foi oferecida no formato de teste a algumas empresas no Brasil, como a KLM e o Itaú.

Mas são diversas as empresas que já utilizam o WhatsApp como solução em atendimento e têm expectativas com a nova versão do app. Wendel Ferrari, CEO da empresa Temporada em Orlando, aponta que a principal vantagem de utilizar o aplicativo como canal de atendimento é possibilidade de maior personalização e rapidez da ferramenta.

Ferrari ainda comenta que essa nova versão do app é interessante para as empresas e para os clientes, pois garantirá maior segurança e transparência à relação de consumo: “Selo de verificação é fundamental para saber que aquele contato que a pessoa está fazendo é realmente da empresa”. Além disso, ter a “opção de inserir todas as informações da empresa, agendamento de mensagens e envio de mensagens automáticas para casos específicos” são funções práticas e que agilizariam as rotinas de atendimento pelo canal do ponto de vista empresarial.

Portanto, a criação de uma versão empresarial para o WhatsApp pode consolidar o uso da ferramenta como um canal de atendimento, oferecendo mais serviços aos empreendedores que estão em busca de melhorar a experiência no atendimento de seus clientes. Ao mesmo tempo, o mercado consumidor ganha bastante com isso, já que poderá confiar mais no atendimento que recebe, ao validar as informações do contato com quem se comunica.