spot_img
InícioArtigosVocê é único, porque seus produtos não seriam?

Você é único, porque seus produtos não seriam?

voce-e-unico-porque-seus-produtos-nao-Alternativa-Sistemas Você é único, porque seus produtos não seriam?

O comércio mudou muito nas últimas décadas, assim como o perfil de seu consumidor. E um dos aspectos que mais chama a atenção nessa evolução é a possibilidade do mercado de quebrar com a padronização industrial a um custo acessível, mostrando que a customização de produtos está se popularizando para se adaptar às necessidades dos consumidores.

É o que mostra o crescimento do mercado de personalização de produtos dentro do e-commerce. Se antes esse mercado era restrito aos consumidores de alta renda, atualmente é possível encontrar lojas de personalização a preços próximos à realidade de grande parte dos consumidores.

Os avanços tecnológicos vivenciados pela indústria e pelos sistemas de gestão tornou essa realidade possível, tendo em vista que antes era muito custoso e demorado modificar as características de um produto ou mesmo operacionalizar o fluxo de separação e entrega do mesmo.

Todavia, com a maior variedade de opções oferecidas pelas máquinas de produção e sistemas de gestão – como os ERPs – as duas pontas do processo permitiram que a personalização de produtos se tornasse uma realidade ao consumidor médio. Lojas como Blank Label, Laudi Vidni e Vibebox são alguns exemplos de como esse mercado atinge diversos nichos: de capinhas de celular a sapatos, a personalização é possível.

É interessante notar como essa tendência está sendo absorvida até mesmo por grandes empresas com a Nike – com o Nike ID – e a Brastemp que criaram espaços virtuais nos quais os clientes podem customizar as cores de seu seus produtos.

Nike Você é único, porque seus produtos não seriam?

Um bom exemplo dessa tendência no mercado nacional é a ELO7, um site que funciona como um marketplace para as lojas que trabalham com a customização de produtos. O catálogo é bem variado indo desde canecas, lembrancinhas de festa, convites até joias e acessórios para o seu pet.

E se você pensa em aplicar a personalização de produtos em sua empresa ou quer abrir um negócio neste nicho é bom ter em mente que o planejamento e a estratégia devem fazer parte do seu plano de negócio, da mesma forma, é necessário escolher uma boa plataforma e sistema de gestão para acompanhar suas operações com segurança e garantir o sucesso dos processos.

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!