2 de outubro de 2018
Redação Alternativa

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O e-commerce trouxe muita praticidade ao consumidor ao criar um novo canal de vendas realizado a um simples clique. Mas toda essa facilidade vivenciada pelos clientes escondem a complexidade processual que envolve o gerenciamento do processo de vendas online.

Marcus Gerolano, gerente de suporte da Alternativa Sistemas, explica que “gerenciar uma loja virtual requer um processo sólido e bem organizado, principalmente se a sua loja também vende em outros canais além da plataforma, como os marketplaces”. Por isso, é importante adotar um sistema de gerenciamento que lhe traga todas as informações com facilidade e simplicidade.

Ao utilizar o ERP Master, os clientes Alternativa têm acesso a uma tela de gerenciamento de pedidos bastante completa e recheada de campos com espaço para as informações acerca das vendas. E para que esse gerenciamento se torne ainda mais eficiente é preciso conhecer a tela Master e todas as suas possibilidades com profundidade, assim a sua loja consegue aproveitar a solução Master em sua plenitude.

“gerenciar uma loja virtual requer um processo sólido e bem organizado, principalmente se a sua loja também vende em outros canais além da plataforma, como os marketplaces”

Marcus Gerolano – Alternativa Sistemas

Portanto, o primeiro passo é ter ciência de todos os processos que envolvem a venda de um produto. De maneira geral, quando o ERP Master recebe o pedido o primeiro passo é realizar a conferência do pagamento efetuado pelo cliente; passada esta etapa chega o momento de separar o produto no estoque e encaminhá-lo para a embalagem.

Após a separação e embalagem chega a hora de imprimir a etiqueta do produto, gerar seu número junto a transportadora e encaminhá-lo para transporte. Enquanto a transportadora realiza a sua parte, o processo interno de sua loja continua, através do rastreamento do produto e atualização do status junto ao cliente.

Em um processo normal, a entrega é realizada, o pedido finalizado e faturamento devidamente contabilizado; mas em alguns casos pode haver extravio do produto ou o cliente pode não ficar satisfeito com a sua compra e pedir a devolução, tudo isso envolve maiores desdobramentos no setor de atendimento e muito cuidado na atualização do status de cada etapa. Principalmente nesses casos de “insucesso” na venda é necessário que o vendedor esteja atento a todas as etapas, para possa prevenir possíveis erros processuais e diminuir a reincidência do problema.

Como se pode notar, o conhecimento acerca do manuseio de cada campo existente no ERP Master pode tornar o seu processo de vendas mais seguro, completo e consciente. Possibilitando a constante melhoria processual e transparência dos dados; dessa forma a sua loja evita erros, melhora sua relação com o consumidor e cresce cada vez com mais segurança e agilidade.

Desse modo, é muito importante conhecer afundo todos os campos da sua tela Master, por isso a Alternativa preparou um vídeo tutorial especial para lhe ajudar a compreender melhor o processo e não deixar nenhuma dúvida para trás. Confira o tutorial “Alternativa me ensina: vendas e gerenciamento”:

Quer saber um pouco mais sobre como o Master ERP lhe ajuda a gerenciar suas vendas na sua plataforma de e-commerce, marketplaces e loja física? Confira o vídeo tutorial abaixo e não deixe de dar seu joinha ao final: