29 de setembro de 2020
Redação Alternativa

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A Black Friday tem se tornado cada vez mais popular entre os consumidores brasileiros. De acordo com informações da Finder[1], em pesquisa publicada em abril de 2020, o Brasil lidera o cenário mundial em relação ao volume de buscas por ofertas durante a Black Friday.

A pesquisa aponta ainda que, desde 2016, houve um crescimento de 82,72% no volume de buscas por ofertas durante a campanha no território brasileiro. Em 2019, 50% dos consumidores brasileiros avaliavam a Black Friday como uma boa oportunidade de compras:

Fonte: Finder, 2020.

Os dados são bons, mas vale a pena mesmo?

Os dados são bastante otimistas e demonstram que a campanha mundial, está bem consolidada no mercado brasileiro. Todavia, 2020 tem feito muito varejista repensar se vale a pena aderir à Black Friday neste ano, tendo em vista a instabilidade do cenário econômico mundial, em razão da crise ocasionada pela pandemia de Covid-19.

Para lhe ajudar a pensar sobre a adesão ou não da sua loja à Black Friday 2020, confira 4 insights trazidos pela Alternativa Sistemas e mais 2 dicas bônus, uma para cada tipo de varejo, e solidifique sua estratégia para a campanha:

1) Uma chance para recuperar as vendas 

2020 foi um ano difícil para os varejistas em geral. Isso porque o mercado desaqueceu bastante com a crise econômica ocasionada pelo Covid-19 e muitas empresas viram a suas vendas caindo.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)[2], apesar de o varejo ter registrado uma alta de 8% durante o mês de junho de 2020, o saldo cumulado do comércio durante este ano foi de -3,1%.

Por isso mesmo, que a Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para que a sua loja recupere as vendas e retome o crescimento que foi pausado ao longo do ano.

2) Oportunidade para esvaziar o estoque

Como a campanha da Black Friday é inteiramente voltada para grandes promoções, esta pode ser uma ótima oportunidade para desencalhar aqueles produtos que não conseguiram ter vazão durante o ano.

Por isso, analisar o seu estoque de maneira estratégica, é essencial para aproveitar esta oportunidade. Neste sentido, algumas dicas são essenciais.

Levante os dados dos produtos que precisam ser vendidos – devido a prazos de validade ou mesmo troca de coleção/produtos – e crie uma estratégia de vendas focada em grande vazão, isso significa que os preços ou condições de entrega devem ser o chamariz de sua campanha, que vai ser focada na quantidade de vendas a ser realizada.

3) É o mesmo para explorar os marketplaces

Durante a Black Friday, os grandes varejistas sempre ganham destaque e são muito populares entre os consumidores. Segundo a Finder, as 3 lojas mais procuradas pelos brasileiros em 2019, foram Lojas Americanas, Casas Bahia e Magazine Luiza.

E sabe o que essas lojas têm em comum? Todas são marketplaces de sucesso entre os brasileiros. Por conta disso, explorar a estratégia de marketplace é uma ótima tática para a Black Friday.

Isso porque os consumidores já conhecem e confiam nestes grandes varejistas, o que oferece a sua loja uma alta exposição aos potenciais clientes. Se o plano é usar a Black Friday para desencalhar produtos, utilizar a vitrine dos marketplaces para exposição das promoções é uma estratégia acertada.

Para isso, só é preciso se atentar às comissões a serem pagas neste ambiente, fortalecer a logística de entrega – lembrando que muitos marketplaces oferecem condições de parceria em logística interessantes – e garantir que o fluxo de dados entre a sua loja e o marketplace está sempre atualizado – adotar um bom ERP garante que isso aconteça.

4) Brecha para fidelizar os consumidores 

Em resumo, o que os consumidores esperam da Black Friday, são grandes oportunidades de compra.  E quando um cliente realiza uma compra que além de satisfazer um sonho, necessidade ou desejo, ainda lhe oferece condições de preço, pagamento e atendimento ótimas, esta experiência vai ficar marcada na sua memória.

Com a Black Friday, a sua loja consegue se aproximar do seu consumidor de uma forma muito estratégica e, ao oferecer uma boa experiência de compra, é possível fidelizar a sua marca junto ao imaginário do cliente.

#BÔNUS 1

Dicas para as lojas físicas: em 2020 há oportunidade, mas os padrões são outros

O estudo da Finder apontou que, em 2019, a maioria dos consumidores planejavam fazer compras em lojas físicas durante a Black Friday, com apenas 23% dos compradores afirmando que fariam apenas compras online.

Porém, a pandemia de Covid-19 mudou a configuração e funcionamento das lojas físicas, o que faz com que as lojas precisem repensar em como receber os seus consumidores nos ambientes presenciais.

No novo modus operandi, inaugurado em 2020, destaca-se a diminuição do horário de funcionamento em algumas cidades, a exigência de novos padrões de higienização de ambientes e a proibição de aglomerações dentro das lojas.

Pensando no cenário de Black Friday, que é de filas e grande concentração de pessoas, as lojas físicas vão precisar adotar uma estratégia de vendas híbrida, associando a interação virtual com a física, para conseguir aproveitar a campanha e respeitar as normas sanitárias necessárias para garantir a saúde pública.

Neste contexto, as vendas online ganham muito espaço. Porque no ambiente virtual, não há essa preocupação do seu consumidor com a exposição ao Covid-19. Portanto, a dica que fica é que a sua loja explore o mercado online e se aproxime de seu consumidor através desta via.

Adotar uma estratégia em que a sua loja é apenas um ponto de retirada de mercadorias, é uma boa ideia para garantir as vendas e a movimentação de maneira responsável e inteligente.

Para que isto funcione, não deixe de garantir uma boa interação virtual com os seus consumidores, para que eles se sintam seguros tanto em relação à compra e o produto em si, quanto em relação à segurança sanitária oferecida por sua loja.

#BÔNUS 2

Dicas para as lojas virtuais: 2020 é o ano da experiência mobile

Um dos diferenciais das lojas online é oferecer praticidade e agilidade na hora de realizar compras. E 2020 é um ano bastante positivo para este nicho do mercado, já que muitos consumidores que não exploravam o meio virtual se sentiram ‘obrigados’ a aderir à tendência com o isolamento forçado.

E o mais interessante disto é que muita gente fez a descoberta dos mercados virtuais através do celular. Por conta disto, durante a Black Friday é mais do que essencial que a sua loja esteja preparada para oferecer os produtos em promoção através de uma boa experiência mobile.

E isso inclui ser omnichannel, já que 2020 sacudiu o layout de vendas de todo mundo, inclusive das lojas virtuais. Isso porque, muitas vezes, o seu consumidor chega até a sua loja através de meios secundários, como redes sociais, por exemplo.

E nem todo mundo quer comprar diretamente pelo site, principalmente se a sua loja estiver perto do seu consumidor. Neste sentido, oferecer uma boa experiência omnichannel e focada nas vendas através do mobile é uma ótima estratégia para a Black Friday 2020.

Conclusão

Com estes insights em mente a sua decisão sobre a adesão ou não à Black Friday torna-se muito mais lúcida, pautada em estratégias e informações relevantes.

Gostou da reflexão? Para compartilhar cada vez mais ideias interessantes com a gente, acesse o Blog Alternativa e fique por dentro de nossas postagens semanais.

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Referências

[1] Para mais informações, acesse: https://www.finder.com/br/estatisticas-da-black-friday.

[2] Para mais informações: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/comercio/9227-pesquisa-mensal-de-comercio.html?=&t=destaques