19 de setembro de 2017
Redação Alternativa

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A expansão do mercado virtual brasileiro faz com que a competitividade fique a cada dia mais acirrada entre os e-commerces, tornando a fidelização dos clientes um desafio constante. Por isso, sua loja deve ir além do processo de vendas na hora de lançar estratégias de negócio: deve oferecer uma experiência de consumo positiva que marque o consumidor, faça com que ele se identifique com a marca e a procure de maneira prioritária na hora de encontrar um produto.

Para que a sua empresa consiga oferecer essa experiência de consumo diferenciada e possa se destacar entre os concorrentes algumas práticas são recomendas. De acordo com Rafael Sales, diretor financeiro da Picê Ateliê, “A melhoria na experiência de compras de um consumidor virtual está pautada na integração das soluções tecnológicas que visam melhorar o relacionamento (interação) do canal de venda com o cliente final. A intenção é criar um ambiente em que o usuário tenha acesso rápido e fácil a todas as informações sobre os produtos ofertados, além de respostas rápidas às dúvidas mais frequentes”.

Rafael ainda destaca que “faz-se necessário gerar o envolvimento da marca com o seu público pelo meio digital, através de um bom design da página e/ou app, fotos de vários ângulos dos itens e personalização do contato com o consumidor, visto que o contato humano torna-se mais distante neste tipo de canal”. Deve-se ter em mente, que diferentemente do processo de vendas em lojas físicas, nas lojas virtuais o engajamento do consumidor não é realizado através da simpatia ou bom atendimento de um vendedor e sim pela qualidade que o ambiente virtual da loja oferece.

E, apesar de o ambiente virtual ser direcionado a certo nicho, deve-se buscar engajar o maior número de clientes possível para conhecer a marca e efetivar a compra. Portanto, conhecer os seus consumidores deve fazer parte de todas as estratégias de negócio de sua empresa, desde o desenvolvimento do design do site, às formas de pagamento oferecidas e até mesmo opções de transporte disponibilizadas.

É o que confirma o consumidor Vinicius Lotufo, estudante de direito da Unesp e cliente fiel da marca Hermoso Compadre – uma loja virtual de roupas masculinas da cidade de Franca – “a premissa do marketing da empresa foi um destaque para mim, pois as campanhas não apenas proporcionam uma sensação de pessoalidade com a marca como também tornam a experiência com a empresa, seja ao navegar pelo site, tirar dúvidas ou ao comprar o produto, muito leve e confiável. Além disso, o que mais me atrai na Hermoso Compadre é o estilo de vestimenta e facilidades oferecidas: dentre as diversificadas opções, encontrei um design único e acessível”. Vinicius ainda destacou que as diversas opções de parcelamento tornaram a sua fidelização como cliente mais possível e que a personalização das embalagens de entrega deram um toque extra ao produto.

Por isso, para que a sua marca transforme as vendas em uma experiência inesquecível ao consumidor é importante ter em mente algumas práticas positivas:

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