InícioArtigos Dia das Mulheres especial na Alternativa Sistemas

[Série] Dia das Mulheres especial na Alternativa Sistemas

Nesta semana comemoramos o dia da mulher, essa data especial é repleta de significados históricos e representa a importância da luta feminina no passado e no presente. Portanto, não é uma data apenas comemorativa, é um dia para recordarmos todas as conquistas das mulheres e pensarmos nas conquistas que ainda precisam vir.

Pensando na importância da mulher e sua singularidade frente à sociedade, a Alternativa Sistemas resolveu fazer uma série de textos ao longo desta semana para homenagear todas as mulheres e pontuar o quão ampla é a sua atuação no mundo, seja na sociedade contemporânea ou passada as diversas comunidades e culturas têm algum legado feminino a ser exaltado.

Portanto, fique de olho em nossas redes sociais e em nosso blog durante a semana e saiba mais sobre as curiosidades e fatos envolvendo as mulheres na história e aproveite para já conferir o primeiro texto da série!

Por que dia 8 de março?

O dia 8 de março passou a ser a Dia da Mulher em todo o mundo para homenagear a luta de todas as mulheres ao longo da história, mas esta data específica surgiu a partir de um grupo de operárias que marcaram história.

Desde o final do século 19 diversas mulheres já protestavam pelo mundo devido às más condições de trabalho e situação desigual das mulheres em relação aos homens quanto às condições de trabalho e de pagamento – período conhecido como Primeira Onda Feminista. Em 1917 acontecia a Primeira Guerra Mundial, e o dia 8 de março deste ano foi marcado pela luta de cerca de 90 mil operárias russas que se manifestaram contra o Czar Nicolau II em um protesto conhecido como “Pão e Paz”.

Mais de 20 anos após a data e durante o pós-guerra, a ONU assinou o primeiro acordo que reconhecia juridicamente a igualdade entre homens e mulheres. Os anos foram passando e cada vez mais o movimento feminista ganhou força na história. Em 1975 comemorou-se o Ano Internacional da Mulher e dois anos após, em 1977, firmou-se o 8 de março como a data oficial da comemoração pela ONU.

A partir de então a data existe oficialmente para mobilizar as pessoas em prol das conquistas alcançadas no campo de direitos e discutir os problemas – como discriminações, violência e falta da efetivação da igualdade – sofridos pelas mulheres ainda hoje.

Como são diversas as questões que envolvem o tema, a Alternativa Sistemas resolveu criar esta série especial que amanhã falará sobre algumas das “Mulheres Marcantes na História”, não deixe de conferir e compartilhe o texto de hoje com os amigos!

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!