29 de novembro de 2017
Redação Alternativa

sera-o-franchising-a-sua-solucao-de-expansao---Alternativa-Sistemas

No primeiro semestre de 2017 o setor de franquias obteve um faturamento superior a R$ 36 bilhões, apresentando um crescimento de 9,4% em relação a 2016, de acordo com as informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF). E são diversos os setores que tem enxergado neste modelo uma possibilidade de expansão mais rápida e segura a sua marca e empresa. Mas o que é o franchising?

O franchising ou franquia é um modelo de negócio em que uma marca concede seus conhecimentos, estruturas, rotinas assim como produtos e serviços a um franqueado. É como se uma empresa cedesse a outro empresário/a a possibilidade do uso de seu nome e modelo gerencial em troca de um investimento, desse modo a marca se expande pelo mercado de maneira mais rápida e o novo empresário investe em um conceito seguro e consolidado no mercado. Sem a preocupação do desenvolvimento de um conceito de mercado próprio, já que utiliza o know-how da marca adquirida.

De modo geral, pode-se dizer que a marca é “clonada” em diversos locais, o que fortalece a sua presença no mercado e garante a sua expansão. Para que esse tipo de negócio possa ser uma realidade é necessário que a empresa tenha uma estrutura consolidada e padrões/processos internos e externos bem fundamentados e organizados. Isso quer dizer que deve existir um modelo gerencial tão bem desenvolvido que seja possível transferir esse conhecimento a outro empresário/a.

Ao mesmo tempo, o franqueado deve ter possibilidades de realizar os investimentos necessários e seguir o padrão institucionalizado pela marca na prática do negócio. Nesse sentido, o grau de autonomia do franqueado pode variar de acordo com as regras da organização escolhida e também de acordo com as necessidades do modelo desenvolvido.

Diego Diniz, o sócio-fundador da Now! Nutrição Esportiva, aponta que foi justamente o modelo de franchising que possibilitou a expansão de sua marca de maneira estruturada e rápida a partir de 2014: “Atuar nesse ramo do varejo já é um negócio de nicho. Transformá-lo em um modelo de franquia o tornou, à época, revolucionário”. O fato é que apostar na inovação e no risco valeu a pena, já que hoje a Now! conta com 13 lojas em atuação no mercado e tem previsão de expansão para 100 lojas até 2020.

As dificuldades mercadológicas atuais associadas à histórica burocratização para abertura de novas empresas no cenário brasileiro fazem com que o ramo das franquias possa ser uma solução de crescimento para a sua empresa. Portanto, se seu negócio está consolidado no mercado e busca se expandir de maneira mais rápida e segura, explore essa possibilidade e torne a sua marca uma franquia nacional.