25 de setembro de 2018
Redação Alternativa

SAT-Fiscal-saiba-tudo-sobre-a-ferramenta---Alternativa-Sistemas

O SAT Fiscal ou Sistema Autenticador e Transmissor de Cupom Fiscal Eletrônico é uma ferramenta disponível aos contribuintes varejistas de São Paulo, que veio para substituir os equipamentos ECF– Emissor de Cupom Fiscal.

Em resumo, Gabriel Dantas, analista de suporte da Alternativa Sistemas, explica que “o SAT Fiscal substitui a nota fiscal eletrônica, de maneira que com o SAT você não precisa ter todos os dados do cliente, agilizando a emissão de notas”. Outra vantagem está em relação à automatização do envio dos dados à SEFAZ (Secretaria da Fazenda), pois “com o SAT as notas são emitidas virtualmente e de forma direta à SEFAZ”, aponta Gabriel.

A única particularidade da ferramenta é a sua abrangência, já que o SAT “só funciona dentro do estado de São Paulo, se você for emitir a nota em outro estado brasileiro ainda é preciso usar a impressora fiscal”, afirma Gabriel. Isso ocorre porque o projeto foi uma iniciativa paulista surgida em 2015 e que hoje está consolidada no estado, devido a otimização que a ferramenta trouxe ao processo de emissão fiscal.

“o SAT Fiscal substitui a nota fiscal eletrônica, de maneira que com o SAT você não precisa ter todos os dados do cliente, agilizando a emissão de notas”

Gabriel Dantas – Alternativa Sistemas

Desde 2017, as empresas com faturamento superior a 60 mil reais passaram a ser obrigadas a implementar o SAT, por isso é importante conhecer bem os procedimentos que envolvem a implantação da ferramenta. Gabriel explica que “para implementar a ferramenta a empresa precisa adquirir o equipamento SAT, possuir uma impressora não fiscal e um sistema de gestão”.

Tais requisitos são necessários para que o processo de emissão seja realizado junto ao CNPJ da empresa e diretamente ao SEFAZ. Antes de iniciar as operações é preciso garantir a vinculação do SAT ao SEFAZ, para isso a empresa pode realizar a emissão de a partir de um certificado digital ou utilizar o seu usuário e senha do posto fiscal para que a ativação seja feita.

Dentre as vantagens dessa ferramenta, aponta-se a redução dos custos de aquisição e manutenção de equipamentos, a possibilidade de cancelamento de toda e qualquer venda no período de 30 minutos após a impressão da nota, a eliminação dos erros na hora de emitir notas e maior agilidade e simplicidade ao processo.

Neste sentido, Gabriel aponta que “a utilização de um bom sistema de gestão é essencial para garantir que o processo alcance o pleno funcionamento e no caso do ERP Master o sistema abre uma caixa de diálogo de pergunta sobre a emissão SAT automaticamente, tornando o processo ainda mais simples”.

Portanto, com o ERP Master da Alternativa Sistemas é possível emitir notas do tipo SAT com ainda mais rapidez e facilidade.  Ficou curioso/a em como realizar emissão de SAT diretamente no ERP Master e otimizar a sua gestão empresarial? Confira o vídeo tutorial Alternativa Me Ensina e tire todas as suas dúvidas:

Quer saber um pouco mais sobre o SAT Fiscal? Confira o vídeo tutorial abaixo e não deixe de dar seu joinha ao final: