26 de maio de 2020
Redação Alternativa

Reinvencao-da-logistica-em-2020-4-licoes-de-peso---Alternativa-Sistemas

2020 tem sido um ano bastante significativo para a disseminação da transformação digital no Brasil e no mundo. O que deu um empurrãozinho para que as mudanças fossem aceleradas foi a pandemia ocasionada pelo COVID-19.

E se tem um setor que sentiu esse empurrão bem de perto foi o setor logístico. Isso porque as vendas por delivery ou via e-commerce começaram a acelerar de maneira significativa a partir de março de 2020, trazendo grandes impactos para o funcionamento deste setor.

De acordo com informações da ABCOMM, calcula-se que o e-commerce brasileiro ganhou por volta de 4 milhões novos consumidores durante a pandemia. Uma pesquisa realizada pela Boa Vista, complementa estes dados apontando que 29% dos consumidores passaram a realizar mais compras online durante o período de quarentena.

E para que este salto nas vendas do comércio online não entre em colapso e todas as entregas possam ser efetuadas, a logística tem sido mais estratégica do que nunca. Tal situação decorre do fato de a logística ser primordial para a manutenção das condições básicas de funcionamento da sociedade.

Do transporte de alimentos, remédios à itens considerados mais supérfluos como roupas e acessórios, é o setor logístico que faz com que tudo continue sendo disponibilizado a todos e em todos os lugares do país.

Mas como manter o pleno funcionamento deste setor tão importante, durante um período de desaceleração produtiva, no qual as equipes precisam ser reduzidas e a circulação de pessoas – o que inclui a circulação do tráfego – é diminuída a ponto de bloqueios de estradas e restrições de voos e navegação é estimulada?

Através de muita calma e estratégia. O momento atual pede tranquilidade na tomada de decisões, para que as ideias erradas não sejam colocadas em prática, tendo em vista que podem afetar muito mais do que o funcionamento processual de sua empresa: pode afetar a saúde e bem-estar dos seus colaboradores e ainda causar um dano irreversível para a sua marca.

Neste sentido, separamos 4 lições de peso para que a sua logística sobreviva à pandemia com segurança e eficácia:

Seja transparente com o consumidor 

Todos sabem que o mundo passa por uma situação extremamente atípica e que isso envolve a reestruturação de algumas estratégias. Por isso, se o seu fornecedor logístico precisou diminuir as frotas e o time de colaboradores como medida protetiva no enfrentamento do COVID-19, comunique esta situação ao seu consumidor e explique a ele que atrasos são passíveis de ocorrer.

Mantenha o fluxo de informações acessível 

Para que o seu consumidor se tranquilize, é importante deixar a compra dele sempre atualizada quanto às informações, de modo que prazos e previsões sejam calculadas de maneira realista. Isso vai diminuir a ansiedade do cliente em receber o produto e otimizar a sua comunicação com o público consumidor.

Melhore os processos de higienização do processo logístico 

A disseminação do coronavírus é extremamente fácil e rápida, por isso, todo cuidado é pouco quando o assunto é higienização de produtos em transporte. Adotar novas rotinas na hora de armazenar, embalar e transportar os produtos é essencial para proteger tanto o seu time de colaboradores, quanto terceiros prestadores de serviços, além, é lógico, do seu consumidor. Neste momento, é melhor pecar pelo excesso do que pela falta.

Adote mecanismos alternativos de entrega

Talvez a sua empresa não estivesse habituada a realizar entregas antes da pandemia, ou só utilizasse meios mais tradicionais para que as mercadorias chegassem até os clientes – como os Correios, por exemplo. Mas no momento, é preciso ‘atirar para todo lado’ e garantir a satisfação do consumidor.

Você utiliza algum app de delivery?

E muitas empresas de entrega logo perceberam isso e passaram a otimizar e ampliar seu catálogo de serviços de entrega, como é o caso de alguns aplicativos de delivery de fast-food. Se antes estes aplicativos só realizavam entregas majoritariamente de restaurantes/lanchonetes para os clientes, a partir da pandemia mercearias, padarias, supermercados e até farmácias estão entrando na lista de produtos entregáveis.

Isso decorre do isolamento social e consequente menor circulação de pessoas, por isso, se a sua loja nunca cogitou este tipo de parceiro porque não estava no nicho, é um bom momento para repensar isso e trazer para perto de si novos parceiros quando o assunto é logística.

Criatividade é a chave para a reinvenção da entrega!

Também é um bom momento para lançar mão da criatividade e encontrar novos meios para realizar a entrega do produto: drive-thru de mercadorias e entregas em pontos de retirada são boas ideias para implementar na rotina.

O mais interessante destas lições é que, diferentemente da crise causada pela pandemia que é passageira, os ensinamentos vieram para ficar. Portanto, repensar o seu processo logístico e ampliar os horizontes de funcionamento neste momento deve trazer transformações duradouras e que vão tornar a sua relação com os consumidores ainda melhor e fortificada.

Que tal modernizar e ter mais controle sobre a operação logística da sua loja?

Se você precisa de um sistema de gestão moderno e que otimize e integre todo o seu processo de logística de entrega ao cliente, fale com a Alternativa Sistemas. Nossos analistas estarão a sua disposição para tirar dúvidas, auxiliar no entendimento do seu cenário e garantir uma ótima gestão logística a sua loja seja ela física ou online. E se você busca um ERP robusto e completo, conheça o Mundo Alternativa Sistemas e todos os produtos e serviços oferecidos!

Fale com a Alternativa!

Nós da Alternativa Sistemas estamos fazendo a nossa parte e contamos com vocês para continuarmos crescendo juntos hoje e sempre! Por isso, divulgamos o nosso Plano de Ação frente à quarentena em prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Neste plano de ação, divulgamos as prioridades que foram estabelecidas para atendimento e suporte durante o período de quarentena.

Estamos somente com atendimento remoto durante o período de quarentena (estamos todos trabalhando em home office):

– Se você quer vender na internet utilizando as soluções Alternativa como o ERP Master e-commerce, envie um e-mail para comercial@alternativasistemas.com.br ou ligue para (14) 3879-0580. E se você quiser solicitar um orçamento gratuito, de forma online, clique aqui!

Priorize seus chamados de suporte e atendimento via Helpdesk. Para acessar o Novo Help Desk da Alternativa, acesse o site: http://alternativasistemas.com.br/suporte

– Se você tem requisições financeiras, envie um e-mail para sac@alternativasistemas.com.br;

– Utilize o Telefone somente para chamados de urgência: (14) 3879-0580. Os chamados de urgência são classificados neste link.

Alternativa Sistemas, crescendo hoje e sempre junto com você.