26 de setembro de 2017
Redação Alternativa

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A era das redes sociais disponibiliza uma infinidade de espaços e ferramentas para que a sua empresa seja vista pelos consumidores e aumente a relevância da marca. Porém, nesse oceano de possibilidades são poucas as marcas que utilizam as ferramentas de maneira realmente estratégica e bem planejada. É o caso de muitas empresas que utilizam o Instagram e não encontram o alcance esperado no app.[]

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2 de maio de 2016
Redação Alternativa

Img Destaque - Coluna Larissa Lotufo - Devo trazer minha empresa para as redes sociais

Trabalhar com marketing hoje envolve muito mais do que uma boa campanha ou propaganda de lançamento. É um trabalho diário que requer constante atualização da empresa frente aos acontecimentos que envolvam seus clientes. Isso acontece devido ao uso cada vez maior das redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram entre outros.

Embora seja obrigatório para as empresas estarem inseridas nessa realidade, vale a pena analisar qual rede social trará mais retornos para o seu tipo de negócio, pois não vale a pena a sua marca estar em um espaço que o seu público alvo não frequenta: é só perda de tempo e dinheiro.

Portanto, antes de trazer sua empresa para as redes sociais, faça uma pesquisa de mercado para saber em quais locais os seus clientes estão interagindo e o que buscam nesses espaços. Não se esqueça de que é através das redes sociais que o cliente vai buscar um canal de aproximação com a empresa. Portanto, uma vez dentro de uma rede, a empresa deve manter atualização constante, seja de conteúdo ou de feedback aos clientes.

Antes de colocar a sua empresa em uma rede social responda às seguintes perguntas:

– Qual a faixa etária do meu público consumidor?

Consumidores jovens tendem a estar conectados a mais de uma rede ao mesmo tempo, enquanto os adultos ou idosos costumam escolher um canal pelo qual não só interagem com seus pares, como também buscam opinam de outros consumidores na hora de adquirir um produto.

– Como a minha marca deve ser apresentada na rede social?

O/a empresário/a deve criar uma identidade para o perfil de sua empresa nas redes sociais. Muitas empresas optam por criar um perfil mais amigável e descontraído nesses espaços, com o intuito de aproximar o cliente pelo interpessoal. Essa opção é bem aceita pelo público em grande parte das vezes, mas cabe à empresa se questionar se esse perfil combina com o produto que vende ou público que quer atingir.

– Qual conteúdo minha marca deve compartilhar?

Perfis de empresa tem que tomar um cuidado extra na hora de publicar uma campanha ou conteúdo em rede social, pois os compartilhamentos e a resposta do público é rápida. Com isso, deve haver uma séria pesquisa antes das publicações serem feitas, tendo atenção especial para que o conteúdo não seja ofensivo para nenhuma parcela da população. Nesse sentido vale a dica: evite postar conteúdos polêmicos como posicionamento político, provocações quanto ao resultado de algum jogo de futebol ou mesmo a criação de campanhas que só se dirijam a uma parcela restrita da população.

Respondidas essas perguntas é hora de trazer sua marca para as redes sociais escolhidas e manter um fluxo de interação constante com seus clientes, isso vai garantir que sua marca consiga visibilidade no mercado digital e alcance maiores índices de fidelização dos clientes, que poderão servir como porta-vozes positivos de sua marca.

Quem escreve - Larissa Lotufo - Editora e Corretora de Texto na Alternativa Sistemas