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Ranqueamento mútuo no mercado online

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Com a evolução tecnológica foram desenvolvidos mecanismos para que o consumidor se sentisse mais seguro para realizar compras, acessar informações bancárias ou até mesmo pessoais dentro do espaço virtual. Do ponto de vista dos serviços, uma maneira de garantir que uma empresa é séria ou oferece um bom atendimento é através do ranqueamento de seus serviços.

Se antes essa iniciativa surgia como uma resposta dos consumidores ao poder das empresas, atualmente essa ideia foi absorvida pelos empreendedores e muitos serviços online oferecem espaços para que o cliente possa deixar sua opinião sobre um atendimento, compra ou experiência.

É o caso de aplicativos como o Uber, em que logo após a realização de uma viagem uma tela com a avaliação do motorista abre ao consumidor. Essas notas servem como um guia para os consumidores, que têm acesso à qualidade do prestador do serviço e também para a empresa, que pode desligar um motorista se ele/ela receber avaliações muito baixas.

Todavia, nem sempre os problemas no atendimento acontecem por culpa dos funcionários de uma empresa, já que existem consumidores que prejudicam – e muito – a experiência com comportamentos inadequados. Aquela visão de que o consumidor tem sempre a razão pode ser relativizada quando os abusos acontecem.

Por conta disso, o raqueamento dos clientes também tem sido uma tendência entre diversas empresas no espaço virtual. Dessa forma, garante-se mais segurança às empresas, evitando que fraudes ou prejuízos desnecessários aconteçam. Essa avaliação do consumidor serve também para alertar ao atendente quanto ao comportamento do cliente que lhe aguarda, servindo como uma maneira de prevenir problemas. O aplicativo 99 Táxi aplica essa politica de mão dupla, deixando tanto clientes quanto funcionários bem protegidos.

É notável como cada vez mais o raqueamento mútuo tem sido absorvido pelas empresas, aumentando a transparência das relações de consumo e modificando a forma de interação entre os consumidores e empresários. Também é possível utilizar esse tipo de ranqueamento para conhecer melhor as necessidades dos clientes e modificar a experiência oferecida pela empresa.

Todavia, por óbvio, as opiniões não devem servir como um parâmetro único tanto ao consumidor quanto ao empreendedor na hora de escolher um serviço ou atender uma pessoa. Isso porque as opiniões são carregadas de emoções que podem prejudicar o julgamento de quem realiza as avaliações, mas é certo que através dessa possibilidade os clientes e as empresas se sentem mais seguros dentro do ambiente virtual e têm acesso a um mercado mais transparente, confiável e cada vez mais adaptado às expectativas dos consumidores.

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