23 de junho de 2020
Redação Alternativa

Como-o-ERP-se-relaciona-com-o-BI---Alternativa-Sistemas

A Sociedade dos Dados muitas vezes bombardeia o nosso cotidiano de gestão com informações. Embora tais informações sejam muitas vezes úteis, se não adotarmos estratégia, tática e inteligência à nossa gestão processual, podemos nos afogar em meio ao big data e tornar as decisões diárias um trabalho complexo, lento e, consequentemente, custoso.

Por conta dessa realidade, lançar mão de ferramentas de apoio a sua gestão empresarial torna-se essencial para que preocupações desnecessárias não ocupem o seu dia-a-dia gerencial e suas decisões possam ser tomadas de maneira mais assertiva e inteligente.

É neste sentido que os softwares ERP e as ferramentas de Business Intelligence (Inteligência Empresarial, conhecida pela sigla BI) são auxiliares estratégicos para quem buscar gerir com agilidade e segurança.

Ambas as ferramentas utilizam dados de maneira mais tática e eficaz, mas você sabe bem qual a diferença entre ambas?

Softwares ERP

Os softwares ERP são ferramentas de gestão processual que tornam o seu fluxo de processos integrado e organizado em um só lugar. Por conta disso, os sistemas ERP conseguem pegar todas as informações relevantes geradas constantemente pela sua empresa e gerar relatórios pontuais bastante práticos para o cotidiano gerencial.

Através do ERP é possível padronizar e centralizar os dados de sua empresa, tornando o controle e registro de informações muito mais facilitado e automatizado. Um exemplo prático e palpável desta facilidade trazida pela ferramenta é a possibilidade de gerar relatórios de volumes de vendas – que podem ser gerais, por equipe ou vendedor, margem de lucro – por categoria ou por produto, taxa de faturamento – por loja ou filial etc.

Como se pode notar, além de tornar a gestão processual mais controlada e organizada, os softwares ERP geram informações importantes para o cotidiano gerencial e que podem auxiliar a gestão da empresa nas tomadas de decisão.

Todavia, ainda que tais informações estejam sempre à mão e disponíveis aos gestores/as nos ERP mais modernos de forma contínua, nem sempre é fácil – e rápido – analisar todos estes dados da melhor forma. Aí que entra a parceria dos ERPs com a BI.

Business Intelligence (B.I.)

As ferramentas de BI ‘pegam’ este conglomerado de dados gerados pelos sistemas ERP e associam as informações de maneira inteligente, ou seja, as ferramentas de BI coletam e relacionam os dados gerados pelo ERP através de comparações ou cruzamento de dados customizados de modo a direcionar as informações de forma mais estratégica para que a tomada de decisão seja facilitada.

Estas ferramentas são muito importantes para que a tomada de decisão possa ser realizada de maneira cada vez mais ágil e assertiva, tendo em vista que elas simplificam e direcionam o trabalho de inteligência gerencial interno da empresa.

Mas qual a diferença entre os ERPs e as ferramentas de BI?

De maneira bem resumida, pode-se dizer que os ERPs trabalham com a arquitetura de dados da empresa, de maneira a automatizar e simplificar a adição, alteração e eliminação de informações no fluxo processual.

Ao mesmo tempo, os ERP previnem que erros aconteçam no manuseio das informações. Por exemplo, se o seu funcionário vai incluir um novo produto no sistema e sem querer digita o preço do produto de forma negativa, o ERP não vai deixar esta informação ser adicionada, já que não existe preço negativo.

Por outro lado, as ferramentas de BI trabalham com a análise de dados, pois coletam as informações geradas pelo ERP e fazem as associações necessárias para que a tomada de decisões possa ser realizada com base em dados de forma analítica: elas facilitam os insights (percepções) sobre as informações.

Preciso de ambas as ferramentas para gerir a minha empresa?

A contratação ou não de ferramentas deve ser realizada com base na tática de negócio adotada pela sua empresa. Todavia, é necessário ter em mente que, com o crescimento empresarial, torna-se inviável abrir mão do apoio tecnológico na hora de gerir uma operação.

No caso dos ERPs, é muito importante adotar esta ferramenta para que o controle e organização processual seja mantido independente do porte da empresa. Isso tem menos a ver com tamanho das empresas e mais com a complexidade dos negócios.

Por exemplo, imagine que você tem uma loja virtual, existem alguns “processos mínimos” que a sua loja precisa gerenciar no fluxo de trabalho: plataforma de e-commerce, transportadora, comunicação com consumidor e faturamento. Imagine a quantidade de dados diários que esta loja gera, tendo em vista que a sua loja funciona 24h por dia e 7 dias por semana? E não estamos nem adicionando possibilidades como vendas em marketplace ou o uso de mais de uma transportadora.

Ainda que a sua loja seja pequena, o fluxo de informações gerado e que precisa de manuseado é bastante alto, o que facilita o acontecimento de erros quando utilizamos somente planilhas do excel ou os famosos “caderninhos”.

Daí a importância estratégica de se adotar um ERP como parceiro gerencial no cotidiano processual. E, devido às atualizações destes softwares nos últimos anos, é possível ter acesso a tais ferramentas de forma bem acessível e flexível, de maneira que se torna contraprodutivo não lançar mão destas ferramentas na hora de gerir a sua empresa.

O mesmo é válido para as ferramentas de business intelligence. Se você pode usar a tecnologia a seu favor para melhorar a tomada de decisão de sua empresa, por que correr o risco de errar e trazer prejuízos desnecessários ao seu negócio?

Para quem busca aumentar as vendas de uma loja de maneira sólida e dentro de um prazo determinado, por exemplo, é possível direcionar as comparações realizadas pela ferramenta de BI a este parâmetro, tornando a criação ou manutenção de sua estratégia de negócio muito mais assertiva e segmentada.

Quando devo contratar um ERP ou uma ferramenta de BI?

Esta decisão deve ser tomada de maneira muito particular de uma empresa para outra. Porém, se no seu dia-a-dia processual você sente que não tem controle sob as informações e se vê perdido em meio aos dados, talvez seja o momento de contratar um ERP.

Ao mesmo tempo, se a tomada de decisão tem se tornado um desafio cada vez maior em sua empresa, adotar uma ferramenta de BI é bastante estratégica. Só é necessário ter em mente que, diferente dos ERPs que costumam oferecer um suporte contínuo ao software em operação na sua empresa, esta não é a realidade de algumas ferramentas de BI. Por isso, é necessário ser habituado à uma cultura de inteligência empresarial para que este tipo de contratação seja efetiva e eficaz.

De todo caso – e em ambos os casos – a decisão de contratar um ERP ou uma ferramenta de BI não deve ser tomada de maneira arbitrária ou quando a corda já está no pescoço.

Um dos passos essenciais para o sucesso empresarial é a estratégia e a tática, isso significa que cada passo deva ser dado de maneira preventiva e analítica.

Por isso, não se diz que é obrigatório utilizar um ERP ou ferramentas de BI no seu dia-a-dia gerencial, mas com toda certeza é possível afirmar que estes parceiros tornarão a sua gestão processual muito mais segura, controlada e inteligente.

Com isso em mente, não abra mão de utilizar estas ferramentas se a realidade do seu negócio permite, pois com elas você chega aos patamares ansiados de maneira muito mais facilitada, estratégica e segura.

E você já utiliza ou sente que já está na hora de utilizar um sistema ERP?

Se você já está pronto para utilizar um sistema ERP na sua loja, entre em contato com a Alternativa Sistemas para saber mais sobre o ERP Master. A Alternativa possui mais de 20 anos de mercado, podendo lhe auxiliar neste processo com transparência e assertividade. Desse modo, você adquire um ERP robusto, moderno e otimizado para integrar e gerenciar a sua empresa, loja física ou virtual de forma unificada.

E se você gostou da reflexão? Para compartilhar cada vez mais ideias interessantes com a gente, acesse todos os materiais disponíveis no Blog Alternativa e fique por dentro de nossas postagens semanais.

Fale com a Alternativa!

Nós da Alternativa Sistemas estamos fazendo a nossa parte e contamos com vocês para continuarmos crescendo juntos hoje e sempre! Por isso, divulgamos o nosso Plano de Ação frente à quarentena em prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Neste plano de ação, divulgamos as prioridades que foram estabelecidas para atendimento e suporte durante o período de quarentena.

Estamos somente com atendimento remoto durante o período de quarentena:

– Se você quer vender na internet utilizando as soluções Alternativa como o ERP Master e-commerce, envie um e-mail para comercial@alternativasistemas.com.br ou ligue para (14) 3879-0580. E se você quiser solicitar um orçamento gratuito, de forma online, clique aqui!

– Se você já é cliente Alternativa, priorize seus chamados de suporte e atendimento via Helpdesk. Para acessar o Novo Help Desk da Alternativa, acesse o site: http://alternativasistemas.com.br/suporte

– Se você tem requisições financeiras, envie um e-mail para sac@alternativasistemas.com.br;

– Utilize o Telefone somente para chamados de urgência: (14) 3879-0580. Os chamados de urgência são classificados neste link.

Alternativa Sistemas, crescendo hoje e sempre junto com você.