spot_img
InícioArtigosQual a diferença entre Preço e Valor?

Qual a diferença entre Preço e Valor?

qual-a-diferenca-entre-valor-e-preco-Alternativa-Sistemas Qual a diferença entre Preço e Valor?
Ofertar um produto aos seus clientes envolve uma longa linha de processos e aspectos que são compactados e significados no momento da venda. Entretanto, a venda é muito mais do que uma transação financeira, por isso mesmo, a mensuração dos produtos ou serviços é realizada em duas frentes: a do preço e a do valor.

Como assim, preço e valor não são a mesma coisa? Não, não são a mesma coisa, mas ambas compõem o produto durante o momento da venda.

Isso porque Preço é a quantificação monetária da venda, enquanto o Valor é o benefício oferecido pela venda/aquisição. Em termos mais direitos, podemos falar que o preço é aspecto palpável da venda, enquanto o valor é o fator impalpável.

Warren Buffet, grande investidor e atual diretor executivo da Berkshire Hathaway, resume este conceito na seguinte frase:

price is what you pay, value is what you get” (“preço é o que você paga, valor é o que você leva”, tradução livre).

Mas como diferenciar estes dois aspectos de forma prática no seu cotidiano gerencial?

O primeiro passo, é compreender bem as diferenças entre ambos em sua composição:

Infografico-diferenca-entre-valor-e-preco-Alternativa-Sistemas Qual a diferença entre Preço e Valor?

Isso porque o preço é composto por ativos mensuráveis e de cálculo direto, como custos e lucro almejado, enquanto o valor envolve ativos que não são mensuráveis, como desejo e necessidade de consumo, mas que devem ser embutidos na precificação do produto.

Por conta dessa necessidade de o valor e o preço serem fatores que compõem um produto, que a variação da precificação final é sempre possível. Por exemplo, durante o início da quarentena, notou-se que o valor de produtos sanitários, como álcool em gel e máscara de proteção facial, aumentou exponencialmente, porque a necessidade de consumo – e consequentemente a demanda – sofreu um aumento significativo, modificando “do dia pra noite” o preço destes produtos para cima.

Com o passar do tempo e adaptação do mercado a este novo cenário, o preço voltou a cair. Mas isso não significa não foi possível mais alterar o valor destes produtos perante o consumidor.

Vejam o exemplo da máscara facial: é possível encontrar hoje, no mercado, máscaras baratinhas – de baixo preço –  e outras bem caras – de alto preço. Por que essa variação acontece? Porque o valor de uma máscara para outra influencia na composição do preço final de venda.

Enquanto as máscaras mais baratas tendem a ser menos resistentes, descartáveis e possuem design pouco atrativo, as máscaras mais caras costumam ser mais resistentes, reutilizáveis e preocupam-se com o design tanto pelo aspecto ergométrico, quanto estético.

Em alguns casos, os custos de produção das máscaras baratas e caras variam pouco entre si, porém na produção de um máscara mais simples e na produção de uma máscara mais complexa, há fatores fortes fatores de diferenciação como criatividade, inovação e técnica de desenvolvimento, que fazem toda a diferença no significado que cada máscara receberá perante o consumidor.

É um exemplo claro e bastante palpável de como o valor pode alterar o preço de um produto, mesmo o valor sendo um ativo chamado imensurável. Ok, conceitos de valor e preço compreendidos.

O que isso altera na minha gestão cotidiana?

Altera tudo! Isso porque na hora de compor o preço de venda de um produto, com estes conceitos bem consolidados na sua gestão, ambos serão levados em consideração e farão parte da composição do preço final do produto.

E uma dica final! Se você encontrar dificuldades na composição do valor final dos seus produtos, crie uma tabela elencando os fatores de composição do preço e valor apontados no Infográfico, isso vai lhe ajudar a chegar em um preço final justo e ponderado, tanto para a sua loja, quanto para o consumidor.

E se você quiser ouvir um pouquinho mais sobre este tema, confira o episódio 4 do Inspiração de Segunda, cujo tema é “Você sabe a diferença entre valor e preço?”:

O que você acha de aumentar o valor da operação da sua loja física ou online? 

A Alternativa Sistemas possui mais de 20 anos de mercado e seus especialistas estão preparados para lhe auxiliar neste processo afim  de agregar mais valor a sua operação. Através do ERP Master da Alternativa Sistemas você ganha em tempo e produtividade, além de facilitar e unificar a gestão e operação da sua loja física e virtual.

Você gostou da reflexão? Para compartilhar cada vez mais ideias interessantes com a gente, acesse todos os materiais disponíveis no Blog Alternativa e fique por dentro de nossas postagens semanais.

Fale com a Alternativa!

Nós da Alternativa Sistemas estamos fazendo a nossa parte e contamos com vocês para continuarmos crescendo juntos hoje e sempre! Por isso, divulgamos o nosso Plano de Ação frente à quarentena em prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Neste plano de ação, divulgamos as prioridades que foram estabelecidas para atendimento e suporte durante o período de quarentena.

Estamos somente com atendimento remoto durante o período de quarentena:

– Se você quer vender na internet utilizando as soluções Alternativa como o ERP Master e-commerce, envie um e-mail para comercial@alternativasistemas.com.br ou ligue para (14) 3879-0580. E se você quiser solicitar um orçamento gratuito, de forma online, clique aqui!

– Se você já é cliente Alternativa, priorize seus chamados de suporte e atendimento via Helpdesk. Para acessar o Novo Help Desk da Alternativa, acesse o site: http://alternativasistemas.com.br/suporte

– Se você tem requisições financeiras, envie um e-mail para sac@alternativasistemas.com.br;

– Utilize o Telefone somente para chamados de urgência: (14) 3879-0580. Os chamados de urgência são classificados neste link.

Alternativa Sistemas, crescendo hoje e sempre junto com você.

Gostou da reflexão? Para compartilhar cada vez mais ideias interessantes com a gente, acesse o Blog Alternativa e fique por dentro de nossas postagens semanais. E se você busca um ERP robusto e completo, conheça o Mundo Alternativa Sistemas e todos os produtos e serviços oferecidos!

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!