InícioArtigosOutubro Rosa: vamos falar sobre o câncer de mama?

Outubro Rosa: vamos falar sobre o câncer de mama?

Outubro-Rosa-750x250-1 Outubro Rosa: vamos falar sobre o câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença que atinge muitas mulheres pelo Brasil e pelo mundo, sendo o tipo de câncer mais comum entre elas. Somente para o ano de 2016 espera-se a ocorrência de 57.960 novos casos da doença entre as brasileiras, segundo o INCA. O câncer de mama corresponde a 25% dos novos casos de câncer todo ano, tornando a conscientização sobre a doença muito importante na luta pela prevenção.

A relevância da conscientização sobre essa enfermidade levou a criação do Outubro Rosa: um mês dedicado à troca de informações e promoção do conhecimento sobre o câncer de mama. O movimento nasceu nos Estados Unidos durante a década de 1990 e conta com a participação das brasileiras e brasileiros desde 2010 na luta em prol da conscientização e controle da doença.

Assim como nos outros tipos de câncer, o câncer de mama consiste na multiplicação anormal de células até a formação de um(s) tumor(es), a diferença é que no câncer de mama são células da mama eu sofrem dessa anomalia. Existe mais de um tipo de câncer de mama, sendo que alguns se desenvolvem mais rápida ou lentamente. De acordo com o INCA, o câncer de mama é o mais recorrente entre as mulheres da região Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste, os estados mais populosos do país.

É importante que todos tenham acesso às informações sobre a doença para que o diagnóstico possa ser feito o quanto antes e o tratamento se inicie logo, assim as chances de sucesso e cura são maiores. Portanto, acompanhe algumas dicas sobre a saúde mamária:

– Não há idade mínima ou máxima para a realização da mamografia, mas a partir dos 40 anos recomenda-se que o exame seja realizado de maneira anual, mas se você possui histórico da doença na família indica-se a mamografia anual a partir dos 30 anos;

– O câncer é uma doença que não tem uma causa específica e sim vários fatores em atuação, portanto manter um estilo de vida saudável é uma maneira de prevenir a doença: alimente-se bem, evite produtos industrializados e não seja sedentária, pois praticar atividades físicas ajuda seu corpo a estar sempre em movimento;

– Existem alguns fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de mama, alguns são evitáveis como o tabagismo (consumo de cigarros) e alcoolismo, outros hereditários como histórico familiar da doença e obesidade ou inevitáveis como menarca precoce, menopausa tardia, idade avançada e predisposição genética a doença. De qualquer forma, estar atenta aos sinais de seu corpo e preocupar-se com a prevenção é importante em todas as situações;

– Realizar o autoexame periodicamente é rápido e fácil, ajudando a notar se há modificações no corpo, confira como realizá-lo:

Informativo-Autoexame-Alternativa-Sistemas Outubro Rosa: vamos falar sobre o câncer de mama?

Seguindo as dicas e se mantendo consciente sobre o câncer de mama é possível prevenir a doença ou mesmo realizar o diagnóstico de forma precoce, aumentando as chances de sucesso no tratamento. Que tal compartilhar essa conscientização com todos durante o mês de outubro? Compartilhe nossa matéria e faça parte do movimento Outubro Rosa você também!

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!