InícioArtigosNovembro Azul: vamos quebrar preconceitos e entender o câncer de próstata!

Novembro Azul: vamos quebrar preconceitos e entender o câncer de próstata!

Novembro-Azul-750x250 Novembro Azul: vamos quebrar preconceitos e entender o câncer de próstata!

O Câncer de Próstata atinge 7,8 homens a cada hora, totalizando cerca de 70 mil casos por ano, segundo a estimativa do INCA em 2014. E apesar de a doença ser a que mais atinge os homens- responsável por 6% dos óbitos por câncer no mundo, aparecendo em 95% dos casos em estágio já avançado, o que dificulta a cura- a enfermidade ainda é motivo de tabu e muito preconceito: pouco se fala sobre o assunto que é tão relevante.

Um dos motivos da dificuldade em se falar sobre o tema é o fato de homens frequentarem pouco o urologista, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em pesquisa realizada em 2015, 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Essa falta de hábito dos homens prejudica a conscientização sobre a doença e mesmo a prevenção da enfermidade, que em muitos casos poderia ser detectada de maneira precoce e curada com tranquilidade.

Pensando nisso criou-se o Novembro Azul, um movimento de conscientização sobre o câncer de próstata e que busca promover a importância dos exames de próstata anuais. Ainda segundo a SBU, realizar os exames anuais a partir dos 45 anos reduz em 21% a taxa de mortalidade pela doença, por isso é importante deixar o preconceito de lado e realizar os exames de maneira regular.

Entendendo melhor a doença, o câncer de próstata é o resultado da multiplicação desordenada das células da próstata formando um tumor. Normalmente essa multiplicação se dá de maneira lenta e assintomática, o que dificulta a sua percepção e detecção, por isso é tão importante a realização de exames periódicos.

Existem alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença, como:

  • Idade- 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos;
  • Histórico familiar;
  • Cor da pele- há maior incidência entre homens negros;
  • Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos;
  • Sedentarismo;
  • Obesidade.

Independente da predisposição para a doença é importante a conscientizar a todos os homens sobre a importância do exame periódico, confira algumas informações acerca do procedimento e quebre esse preconceito conosco:

Campanha-Novembro-Azul-Alternativa-Sistemas Novembro Azul: vamos quebrar preconceitos e entender o câncer de próstata!

PSA ou Exame de Sangue

É feito através da analise das quantidades do hormônio PSA no sangue da pessoa, que costumam constar valores normais abaixo de 4ng/ml. O procedimento não exige nenhuma preparação especial, é só ir ao laboratório e retirar a amostra.

Toque Retal

Consiste no exame de toque da próstata para análise do tamanho e aspectos gerais da glândula. Não exige nenhuma preparação, mas alguns médicos indicam a ingestão de um laxante para limpar o intestino. Durante o exame o paciente permanece em pé, ligeiramente inclinado e deve contrair os músculos da região pélvica. É indicado a partir dos 50 anos para homens em geral e a partir dos 45 anos aos homens com predisposição ao desenvolvimento da doença.

Ultrassonografia

Através deste exame analisa-se o tamanho ou alterações na estrutura da glândula. O procedimento não exige nenhuma preparação prévia.

Fluxometria ou Medição do Jato de Urina

Através da análise da força jato de urina e a quantidade de micção expelida pelo indivíduo é possível notar alterações na próstata, já que em casos de enfermidade o jato fica mais fraco e lento. Para realizar o exame é necessária a ingestão de ao menos 1L de água, deixando a bexiga cheia; o paciente deve urinar em um aparelho específico que faz a medição e o registro.

Exame de Urina Laboratorial

A análise da urina do paciente pode indicar a presença de alterações como sangue ou microrganismos por conta de infecção no trato urinário. Essas alterações podem significar alterações no funcionamento da próstata. No exame o indivíduo coleta a primeira urina do dia -logo após acordar- em recipiente plástico fornecido. Depois encaminha a amostra para o laboratório.

Biópsia

Através da biópsia é possível confirmar diagnósticos de modificações na próstata, descobrindo-se se o tumor é benigno ou há desenvolvimento de câncer. Para o exame exige-se a ingestão de antibióticos 3 dias antes do procedimento, a ingestão de laxante para limpar o intestino e jejum 6h antes do exame. O procedimento consiste na retirada de um pedaço da glândula para a sua análise.

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!