InícioArtigosSistema de gestão ERP integrado: o que isso quer dizer?

Sistema de gestão ERP integrado: o que isso quer dizer?

ERP-integrado-o-que-isso-quer-dizer-Alternativa-Sistemas Sistema de gestão ERP integrado: o que isso quer dizer?
Os ERPs modernos oferecem a ampla integração do seu processo de gestão, permitindo que você gerencie diferentes softwares, departamentos e até lojas em um só ambiente.

Mas nem sempre foi assim, já que antes os ERPs funcionavam mais como uma outra ferramenta de gestão adicional e não ‘a ferramenta de gestão’ da sua empresa.

E de fato, mesmo hoje, é possível encontrar ERPs que não conseguem garantir uma integração total das suas atividades empresariais. Porém, é muito importante certificar que a sua loja está contratando um ERP integrado, para evitar dores de cabeça no futuro.

O que é um ERP integrado?

Desde a sua concepção, os ERPs surgiram com a intenção de integrar informações e processos. Todavia, antes essa integração era feita de maneira mais pontual e específica, pois tinha a intenção de resolver um problema particular.

Por exemplo, realizar a gestão financeira de uma empresa é sempre desafiante. Neste sentido, eram desenvolvidos sistemas que serviam como integradores dos processos financeiros da empresa e que ajudavam a organizar e controlar melhor essas informações.

O fato é que o mercado mudou com o desenvolvimento tecnológico e as necessidades dos/as empresários/as, principalmente lojistas, passou a se modificar também. E a tecnologia teve uma forte influência na modernização dos ERPs.

Nesse cenário recente que surge a ideia de ERP integrado: uma ferramenta de gestão que não só organiza e controla informações e processos, mas integra todas essas informações e processos no ambiente do ERP, permitindo ainda comunicar-se com diversos outros serviços e sistemas terceiros, acompanhando o seu processo empresarial de uma ponta a outra.

Como o ERP faz essa integração?

De maneira bem simplificada, pode-se dizer que os ERPs integram os processos e diferentes softwares que a sua empresa utiliza através de módulos de gestão. A vantagem é que todos estes módulos poderão ser manipulados dentro da mesma ferramenta: o ERP.

Dessa forma, você consegue gerir diferentes aplicativos, plataformas e processos em um só espaço. Daí a vantagem e necessidade de investir em um ERP para que a escalabilidade e crescimento de sua empresa possa ser feita de maneira responsável e segura.

Toda loja precisa de um ERP Integrado?

Há alguns anos, a resposta seria não. No entanto, as necessidades empresariais mudaram, como pontuamos acima, e isso significa que o jeito de gerir também mudou, tornando o ERP uma necessidade para toda e qualquer loja, desde o seu surgimento.

O controle sobre os dados e fluxo de informações é essencial para que o funcionamento de uma loja possa acontecer sem erros e ainda garanta inteligência no uso destes dados.

E é aí que entra a necessidade de um ERP. Mas fique tranquilo/a, os ERPs são ferramentas financeiramente acessíveis hoje. Há até mesmo ferramentas de apoio oferecidas pelo Sebrae, para quem está começando.

E iniciar o seu processo já se habituando a um ERP é muito importante para que o seu crescimento possa ser escalado de maneira mais simples, organizada e segura.

E um sistema ERP robusto e integrado, como o ERP Master, vai garantir que o seu crescimento seja bem mais linear.

Isso porque, além de um ERP sólido e muito integrado, empresas como a Alternativa Sistemas oferecem uma equipe de suporte especializada em processos empresariais, garantindo que a sua implantação do ERP – seja local ou nuvem – seja bem acompanhada e que suas necessidades individuais sejam levadas em consideração do início ao fim.

O que o ERP integrado traz de melhoria para a minha operação?

Um ERP integrado garante que desde o acesso de sua plataforma, até o manuseio de contas a pagar e receber ou gestão logística seja realizada através do software ERP, independente de quantos aplicativos, plataformas ou softwares estejam envolvidos em seu processo.

Essa facilidade por si só já é muito importante, pois garante mais agilidade e controle à sua gestão empresarial.

Porém, existem outros aspectos positivos trazidos com o ERP integrado rodando em sua operação.

#1 Visão 360° do negócio

Através do ERP integrado, é possível analisar o desempenho das diferentes atividades de sua empresa em um só espaço, garantindo uma visão 360° e a possibilidade de análises muito mais inteligentes e estratégicas.

É possível avaliar o desempenho de sua plataforma, o andamento do processo de logística, o faturamento e pagamento de contas e muito mais dento do espaço do ERP.

#2 Relatórios gerenciais inteligentes e estratégicos

Por conta da integração de todos as ferramentas, processos e informações dentro do software ERP, o sistema ERP consegue gerar relatórios de gestão de forma muito mais inteligente e estratégica para o seu negócio.

Desde os relatórios de gestão mais essenciais até os relatórios personalizados de acordo com as necessidades únicas da sua empresa, os ERPs são ótimos parceiros de inteligência empresarial na sua gestão.

#3 Gestão de canais de vendas

Através de um ERP integrado, é possível gerir os mais diferentes canais de venda da sua empresa em um só lugar, otimizando a experiência que a sua loja oferece ao consumidor.

E isso é aplicado até mesmo para lojas que são PDV e e-commerce ao mesmo tempo, e que buscam maior integração entre as suas atividades físicas e virtuais.

Dessa forma, é possível seguir as tendências e oferecer mais facilidades na hora de interagir com o consumidor, como uso de pontos de retirada de produtos, ou vendas através de redes sociais etc.

#4 Compliance fiscal

O ERP integrado também garante que a sua loja esteja sempre em dia com as obrigações fiscais do seu negócio. Facilitando a gestão e controle das informações, evitando erros e futuras dores de cabeça com o fisco.

Isso ocorre porque o ERP integra em seu ambiente as diferentes plataformas e softwares envolvidas na emissão de notas, assim como a impressão. Garantindo que os dados fiscais estejam melhor organizados, sigam um procedimento claro e transparente e ainda evite erros no manuseio dessas informações.

Como se pode notar, o ERP integrado é uma ferramenta moderna e que se adapta aos diferentes cenários empresariais contemporâneos.

Seja a sua empresa uma indústria que quer vender online, um PDV que tem loja física, uma rede de franquias ou mesmo uma loja virtual que vende em marketplace, é através do ERP que todos os seus processos empresariais são organizados e geridos, trazendo muita agilidade e simplicidade para o dia a dia gerencial.

Gostou da reflexão? Para compartilhar cada vez mais ideias interessantes com a gente, acesse o Blog Alternativa e fique por dentro de nossas postagens semanais. E se você busca um ERP robusto e completo, conheça o Mundo Alternativa Sistemas e todos os produtos e serviços oferecidos!

Que tal garantir um ERP realmente integrado à sua operação?

Facilite a gestão do seu negócio especialmente no gerenciamento de diversos canais de venda, o ERP Master da Alternativa Sistemas se adapta perfeitamente a sua necessidade empresarial. Dessa forma, a sua empresa ou loja contará com um ERP moderno e integrado tanto para sua loja física quanto para o seu e-commerce, permitindo um adaptabilidade sem igual para a sua operação.

E se você quiser saber mais sobre o ERP com o melhor custo-benefício e mais conectado do mercado, fale com os especialistas da Alternativa Sistemas.

Fale com a Alternativa!

Nós da Alternativa Sistemas estamos fazendo a nossa parte e contamos com vocês para continuarmos crescendo juntos hoje e sempre! Por isso, divulgamos o nosso Plano de Ação frente à quarentena em prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Neste plano de ação, divulgamos as prioridades que foram estabelecidas para atendimento e suporte durante o período de quarentena.

Estamos com atendimento remoto durante o período de quarentena:

Contato Comercial

– Se você quer vender na internet utilizando as soluções Alternativa como o ERP Master e-commerce, envie um e-mail para comercial@alternativasistemas.com.br ou ligue para (14) 3879-0580. E se você quiser solicitar um orçamento gratuito, de forma online, clique aqui!

Atendimento e Suporte ao Cliente

– Se você já é cliente Alternativa, priorize seus chamados de suporte e atendimento via Helpdesk. Para acessar o Novo Help Desk da Alternativa, acesse o site: http://alternativasistemas.com.br/suporte

– Se você tem requisições financeiras, envie um e-mail para sac@alternativasistemas.com.br;

– Utilize o Telefone somente para chamados de urgência: (14) 3879-0580. Os chamados de urgência são classificados neste link.

Alternativa Sistemas, crescendo hoje e sempre junto com você.

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!