InícioArtigosERP Cloud ou ERP Local: qual o melhor?

ERP Cloud ou ERP Local: qual o melhor?

ERP-cloud-ou-ERP-local-qual-escolher-Alternativa-Sistemas ERP Cloud ou ERP Local: qual o melhor?

Contratar um ERP é um grande passo para o crescimento e desenvolvimento de sua empresa. E exatamente por isso, que fazer a melhor escolha faz toda a diferença. Neste sentido a primeira dúvida que surge é: ERP Cloud ou ERP Local?

E a verdade é que não existe resposta certa para essa pergunta. Isso porque a opção por uma ou outra escolha vai depender das particularidades de sua empresa e por isso deve ser analisada de dentro para fora.

Apesar disso, é possível lançar alguns parâmetros que vão lhe ajudar nesta tomada de decisão. E é justamente aí que este artigo lhe ajuda.

Quais as diferenças entre ERP Cloud e ERP Local?

A diferença central entre o ERP Cloud e o Local é a forma que o serviço é fornecido e o lugar de instalação.

Em resumo, o ERP Cloud é acessado via internet e gerido pelo fornecedor, ou seja, você só precisa de um navegador e acesso à internet para conseguir acessá-lo. Pode-se dizer que é o ERP Cloud é um serviço de assinatura, por isso até que ficou conhecido como SaaS – Software-as-a-Service.

Já o ERP Local, também conhecido como ERP on-premise, a instalação do software é realizada no hardware e servidores da sua empresa que está fazendo a contratação. Isso exige que a sua empresa tenha uma equipe de TI para gerenciar a ferramenta, já que tudo é instalado localmente na empresa.

Como é a gestão de dados no ERP Cloud e no ERP Local?

No caso do ERP Cloud, os dados de sua empresa ficam hospedados diretamente no servidor da empresa fornecedora. Ou seja, os dados empresariais ficam ‘na nuvem’ e podem ser acessados somente de forma online.

Isso significa que toda a gestão de dados – e, consequentemente – a segurança da informação fica a cargo da empresa que fornece o serviço. E essa situação traz consigo dois lados.

Por um lado, a sua empresa tem menos preocupações e gastos internos com segurança da informação. Por outro, o risco da operação acaba aumentando, já que todas as informações sobre a operação são acessadas através de um terceiro.

No caso do ERP Local, todos os dados são instalados diretamente nos servidores/computadores de sua própria empresa, trazendo os encargos de gestão e segurança dos dados para a gestão interna.

Apesar desta situação trazer mais trabalho interno para a sua empresa, há a garantia de que todos os processos e procedimentos de segurança estão sendo realizados de acordo com o padrão desejado por você, já que estas atividades estão sob o guarda-chuva interno.

Qual a diferença de investimento do ERP Cloud e do ERP Local?

Ambas as ferramentas exigem um estudo orçamentário bastante sério por parte de sua empresa. Todavia, isso não significa que ERP é uma ferramenta cara e inacessível. Essa ideia é coisa do passado!

E neste contexto, é inegável que o ERP Cloud é mais acessível sob o aspecto financeiro.

Isso decorre da própria característica de venda do serviço, tendo em vista que o ERP Cloud é vendido como uma assinatura mensal: a sua empresa fecha um contrato de uso com o fornecedor de ERP e se compromete a pagar um valor mensal para ter acesso à ferramenta.

Neste valor mensal, estão inclusos os gastos com suporte, treinamento, atualizações e despesas com infraestrutura, já que o software está alocado no fornecedor e não em sua empresa.

Com isto em mente, é preciso deixar claro que, apesar de os custos de investimentos iniciais serem consideravelmente menores com o ERP Cloud, a sua empresa ganha um custo fixo mensal e que só cessa se o contrato for finalizado. Pode-se dizer então que o ERP Cloud é uma despesa operacional.

No caso do ERP Local, o investimento com a ferramenta é bem mais alto. Isso porque a sua empresa estará pagando pelo software em si e não somente para acessar o software. Ou seja, a empresa paga pela licença perpétua do sistema.

Isso também implica no investimento de uma infraestrutura local – hardware e servidores – para receber a ferramenta e a contratação de um time de TI interno que ficará responsável pela gestão do software.

Como se pode notar, o investimento do ERP Local vai muito além da ferramenta e envolve a estrutura da empresa, tanto sob o aspecto de materiais, quanto de colaboradores. Por isso, pode-se dizer então que o ERP Local é uma despesa de capital.

Quais as vantagens e desvantagens do ERP Cloud e ERP Local?

Ambas as opções trazem benefícios inegáveis para a sua operação, já que através do ERP todos os processos e dados da sua empresa são integrados em um só local, facilitando e agilizando a sua gestão empresarial.

Entretanto, cada escolha traz consigo desafios únicos e que devem ser considerados antes da contratação. Na tabela comparativa abaixo você confere as principais diferenças entre o ERP Cloud e o ERP Local:

Tabela – ERP CLOUD E ERP LOCAL: VANTAGENS E DESVANTAGENS

infografico-vantagens-e-desvantagens-Alternativa-Sistemas-640x1024 ERP Cloud ou ERP Local: qual o melhor?

Como escolher a melhor opção para a minha empresa?

Como se pode notar, as duas ferramentas trazem aspectos positivos e desafios a serem superados.

A avaliação de qual é a melhor escolha para a sua empresa vai depender de alguns parâmetros centrais, dos quais:

  • Orçamento disponível: se o orçamento for mais restrito, adotar o cloud é uma opção mais sensata e segura, agora se a empresa procura mais robustez e customizações, o local é a melhor opção e será necessário um estudo financeiro para a contratação do software;
  • Nível de segurança da informação desejado: neste aspecto deve-se considerar características intrínsecas à operação, por exemplo, a sua empresa trata dados sensíveis ou dados confidenciais em um volume considerável, é mais seguro ter o acesso e backup das informações mantido dentro da empresa, agora se os dados em tratamento não exigem um alto nível de segurança, a terceirização da gestão de dados é uma ótima escolha;
  • Necessidade ou não de customizações: se a sua empresa possui procedimentos internos muito específicos e necessários ao funcionamento global da operação, o ERP Local é a opção mais sensata, já se a empresa é dotada de procedimento mais comuns, o ERP Cloud é suficiente na hora de integrar os dados e processos;
  • Urgência na integração dos dados e processos: outro aspecto importante é a ‘pressa’ que a sua empresa tem em começar a utilizar a ferramenta, como pontuado, o ERP Cloud tem uma implantação muito mais ágil e de fácil acesso, portanto, se o uso de ERP for urgente para a saúde da operação de sua empresa, o cloud é a melhor opção, agora se o planejamento estiver em dia e houver mais tempo, é possível optar pelo ERP Local e realizar um processo de implantação muito mais controlado e personalizado.

Com estes parâmetros centrais em mente, você consegue analisar o quadro real da sua empresa e optar pela escolha mais segura, podendo garantir uma boa contratação e evita problemas de troca de ERP ou tipo de contratação no futuro.

Gostou da reflexão? Para compartilhar cada vez mais ideias interessantes com a gente, acesse o Blog Alternativa e fique por dentro de nossas postagens semanais. E se você busca um ERP robusto e completo, conheça o Mundo Alternativa Sistemas e todos os produtos e serviços oferecidos!

Seja através de servidor Local ou Cloud, que tal um ERP que se adapta a sua necessidade?

Independente da sua escolha de servidor: Local ou Cloud (nuvem), o ERP Master da Alternativa Sistemas se adapta perfeitamente a sua necessidade empresarial. Dessa forma, a sua empresa ou loja contará com um ERP moderno e integrado tanto para sua loja física quanto para o seu e-commerce, permitindo um adaptabilidade sem igual para a sua operação.

E se você quiser saber mais sobre o ERP com o melhor custo-benefício e mais conectado do mercado, fale com os especialistas da Alternativa Sistemas.

Fale com a Alternativa!

Nós da Alternativa Sistemas estamos fazendo a nossa parte e contamos com vocês para continuarmos crescendo juntos hoje e sempre! Por isso, divulgamos o nosso Plano de Ação frente à quarentena em prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Neste plano de ação, divulgamos as prioridades que foram estabelecidas para atendimento e suporte durante o período de quarentena.

Estamos com atendimento remoto durante o período de quarentena:

Contato Comercial

– Se você quer vender na internet utilizando as soluções Alternativa como o ERP Master e-commerce, envie um e-mail para comercial@alternativasistemas.com.br ou ligue para (14) 3879-0580. E se você quiser solicitar um orçamento gratuito, de forma online, clique aqui!

Atendimento e Suporte ao Cliente

– Se você já é cliente Alternativa, priorize seus chamados de suporte e atendimento via Helpdesk. Para acessar o Novo Help Desk da Alternativa, acesse o site: http://alternativasistemas.com.br/suporte

– Se você tem requisições financeiras, envie um e-mail para sac@alternativasistemas.com.br;

– Utilize o Telefone somente para chamados de urgência: (14) 3879-0580. Os chamados de urgência são classificados neste link.

Alternativa Sistemas, crescendo hoje e sempre junto com você.

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!