5 de Fevereiro de 2018
Redação Alternativa

dicas-de-planejamento-e-estrategia-2018---Alternativa-Sistemas

Com a chegada de um novo ano um bom empreendedor deve criar seu plano de metas e estratégias anual para que sua empresa possa continuar avançando e crescendo dentro do mercado. Para lhe ajudar nesta tarefa, a Alternativa Sistemas separou 4 dicas de gestão essenciais para o seu 2018:

1) Distribua as metas ao longo do ano

distribua-as-metas-ao-longo-do-ano---Alternativa-Sistemas

É muito importante ter metas gerais para guiar o seu plano anual, mas para facilitar o cumprimento dessas metas é importante dividi-las em partes menores e transformar cada uma dessas partes em tarefas práticas. Dessa forma, seus objetivos ultrapassam o plano das ideias e se tornam práticos e alcançáveis, ao mesmo tempo, esta estratégia permite que você acompanhe a evolução das ações e possa imputar modificações no planejamento se for necessário.

 

2) Utilize KPI’s em seu cotidiano de gestão

utilize-kpis-em-seu-cotidiano-de-gestao---Alternativa-Sistemas

É muito importante controlar o desempenho dos diversos processos que envolvem o gerenciamento de uma loja. Por conta disso, é necessário utilizar os indicadores de desempenho em seu dia-a-dia e continuamente analisar se as estratégias criadas para o ano são coerentes com as necessidades mercadológicas do momento.

 

3) Crie as campanhas comerciais com antecedência

crie-as-campanhas-comerciais-com-antecedencia---Alternativa-Sistemas

Em 2017 o mercado nacional sofreu com aumento de reclamações por parte dos consumidores, principalmente ao final do ano,  e parte desse fenômeno se deu por conta da falta de preparação dos lojistas em relação às datas comerciais especiais como dia das mães, natal etc. Isso demonstra a importância das empresas se preocuparem em criar campanhas com antecedência e preparar a sua loja para entregar as promoções e condições oferecidas. Portanto, analise o calendário comercial com cuidado e escolha as campanhas das quais sua empresa fará parte.

 

4) Prepare-se para as tendências do mercado e adapte-se rapidamente

prepare-para-as-tendencias-do-mercado-e-adapte-se-rapidamente---Alternativa-Sistemas

É muito importante estar sempre atento às modificações sofridas pelo mercado e 2018 promete ser o ano da massiva introdução das indústrias ao varejo. Para que isso e outras novidades não afetem o seu negócio é essencial que a sua loja ofereça a melhor experiência ao consumidor. Portanto, aproxime-se de seu cliente e saiba exatamente o que ele espera de sua empresa, para que sua loja continue sendo a preferência do consumidor, isso inclui oferecer diversas opções de pagamento, adotar um sistema de atendimento ágil e eficiente e um sólido e seguro processo de logística para evitar problemas na entrega.