InícioDicasDicas de manutenção da segurança da informação

Dicas de manutenção da segurança da informação

Dicas-de-manutencao-da-seguranca-da-informacao-Alternativa-Sistemas Dicas de manutenção da segurança da informação

A criação de um bom sistema de segurança da informação com infraestrutura de qualidade é o primeiro passo para cuidar da segurança digital de sua empresa de forma estratégica. E após a criação e implantação do sistema é preciso garantir que os dados de sua empresa vão ser utilizados de forma consciente, responsável e que a segurança será aplicada de maneira preventiva para evitar prejuízos desnecessários.

[SÉRIE ESPECIAL] Segurança digital: as informações de sua empresa estão protegidas? – PARTE 2/2

Segundo Michel Nabih Raad, diretor da NVirtual Info, 80% das invasões virtuais podem ser prevenidas com ações simples, como orientações sobre boas práticas. Michel também pontua que mais de 40% dos acidentes envolvendo segurança da informação no ambiente empresarial são causados por funcionários, o que demonstra a importância de pensar a manutenção da segurança da informação de forma preventiva.

Neste sentido, Marcelo Crespo, sócio do escritório Peck Advogados, afirma que “É fundamental estar atento ao adequado recrutamento dos funcionários que lidarão com a segurança das informações em uma empresa. Não basta qualificação, sendo preciso adequação aos princípios, missão e valores da empresa. Em segundo lugar, é fundamental compreender que equipamentos atualizados, por si só, não garantem a segurança das informações, sendo imprescindível que o aculturamento dos colaboradores seja constante quanto à segurança das informações”.

Pensando nisso, Michel Raad separou 3 dicas fundamentais para que você possa cuidar da segurança digital de sua empresa:

  1. INCENTIVE A CRIAÇÃO DE SENHAS DE QUALIDADE E BEM PROTEGIDAS: Instrua os colaboradores a utilizar senhas seguras, não anotar a senha em papeis e colar na mesa, evitar usar a mesma senha em todos os logins.
  2. MANTENHA OS DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA EM DIA: crie processos periódicos para que a atualização dos softwares seja sempre realizada, crie controles de acesso à rede e aos sites e documentos que poderão ser utilizados dentro do sistema empresarial; também é essencial acompanhar a evolução das tecnologias e deixar sempre todos os processos alinhados.
  3. INCENTIVE A EDUCAÇÃO EM SEGURANÇA DIGITAL DE FORMA CONTÍNUA: a instituição de boas práticas e aplicação efetiva das boas condutas em segurança digital é um processo contínuo e que deve ser sempre retomado, portanto, promova a conscientização das práticas preventivas entre seus colaboradores sempre. Neste sentido, nunca é demais lembrar aos funcionários para não clicar em anexos suspeitos ou arquivos executáveis (.exe) recebidos no e-mail, ainda que a fonte de envio seja de confiança; incentive os colaboradores a verificarem a certificação dos sites visitados e não se esqueça de educar a todos sobre a importância de respeitar a regras em relação às informações restritas e confidenciais.

Através da aplicação desses 3 passos simples e contínuos, a sua empresa evita se tornar vítima de acidentes que poderiam ser prevenidos através da educação corporativa. Neste contexto, vale reforçar que a busca de profissionais especializados em segurança digital é muito importante para que o seu processo garanta eficácia e qualidade, portanto, pesquise bastante antes de contratar qualquer serviço e certifique-se de que a sua empresa está em boas mãos.

 

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!