InícioArtigosCriptomoedas: tendência ou não para pagamento no e-commerce?

Criptomoedas: tendência ou não para pagamento no e-commerce?

Você já pensou em aceitar criptomoedas em seu e-commerce? Se ainda não parou para refletir nessa possibilidade, é melhor fazer isso. Afinal, esse modelo de pagamento é uma das principais tendências para os comércios eletrônicos.

Sendo assim, é importante analisar se a sua empresa está realmente preparada para lidar com as novidades do mercado. Por exemplo, como está o investimento em tecnologia? Vocês já usam algum sistema de gestão, como um ERP? Isso pode influenciar na implementação de outras novidades tecnológicas.

Para ajudar nesta análise, veja neste post, as respostas para as perguntas: o que são criptomoedas? Será que são seguras? Como funcionam as transações por meio de criptos? Por que são tendências para e-commerces? Como se preparar para pagamentos com criptoativos? Boa leitura!

O que é criptomoeda?

Criptomoedas são moedas que circulam apenas no ambiente digital, é um sistema financeiro criado para transações virtuais. Ou seja, apesar de serem reais, não existe uma versão materializada, não é possível ver, tocar ou guardar nenhuma delas no mundo físico.

No entanto, é interessante destacar que há como investir e armazenar os valores desses ativos por meio de bancos digitais e fintechs, inclusive algumas alternativas permitem a opção de conversão de criptomoeda para o real.

Além disso, é interessante destacar que as criptomoedas são descentralizadas. Isso significa que não existe nenhum governo no mundo, órgão ou empresa que seja responsável por regulamentar as transações. Também, é possível comprar ou vender as moedas digitais sem a necessidade de um intermediário.

Outro fator interessante é que existem diferentes tipos de criptomoedas, uma das mais famosas é o bitcoin. Entre as diversas alternativas, estão incluídas:

  • Ethereum;
  • Tether;
  • Dogecoin;
  • USD Coin;
  • Solana;

Porém, muitas pessoas ficam com receio no que diz respeito à segurança por se tratar de um sistema financeiro totalmente virtual. Sendo assim, saiba mais detalhes sobre como funciona a proteção de uma criptomoeda.

Será que as criptomoedas são realmente seguras?

As criptomoedas utilizam uma tecnologia chamada blockchain para garantir que as transações ocorram de modo seguro, protegendo as informações em cada operação.

O blockchain funciona como um livro contábil, sendo um sistema em que são registradas todas os dados sobre as transações, por exemplo:

  • Tipo de moeda;
  • Quantidade envolvida;
  • Dados sobre quem enviou e quem recebeu;
  • Canal e horário da operação.

Na aplicação desse método, as transações realizadas durante um tempo específico vão ser armazenadas dentro do mesmo grupo (bloco). Após o fim do período, um novo bloco é formado, registrando novas operações e interligando os dados com as que foram feitas no grupo anterior.

Dessa forma, os blocos são interdependentes um do outro, criando várias camadas de segurança e dificultando a invasão. Aliás, é por isso que a tecnologia recebe o nome “Blockchain”, em livre tradução, quer dizer “Corrente de blocos”.

Além disso, as transações financeiras são criptografadas. Ou seja, os dados são embaralhados de forma a não serem reconhecidos e lidos facilmente tanto por seres humanos quanto por computadores , sendo possível a leitura apenas depois de passar por um processo de descriptografia. As moedas digitais são chamadas “criptomoedas” em razão do uso desse sistema de segurança.

Qual é a relação entre criptomoedas e os e-commerces?

A verdade é que as criptomoedas e os e-commerces têm um grande ponto em comum: os dois foram criados pensando no mundo digital.

Portanto, isso significa que os usuários de criptomoedas, em geral, apresentam maior propensão de adesão a serviços ou compras virtuais, como é o caso dos comércios eletrônicos.

Assim, implementar um sistema de pagamento em criptomoedas é uma forma de atrair mais consumidores, possibilitando o aumento de vendas e, consequentemente, maior lucratividade.

Como funciona o pagamento por meio de criptomoedas?

Para começar a receber em criptomoedas, é possível investir em duas opções principais:

  • Carteira digital: é o local de armazenamento das suas moedas digitais. Há duas opções: hot wallets e cold wallets. Na primeira, os dados são guardados no celular ou computador sendo protegidos por meio de chaves. Na segunda, as informações são salvas em um dispositivo de segurança offline;
  • Provedor de pagamento: nesse caso, uma empresa especializada em criptos ficará responsável por fazer a intermediação da transação financeira.

Além disso, se o pagamento for aceito de forma direta, é necessário configurar o seu site para ser possível a integração com esse método de recebimento de valores.

Por que o pagamento com criptos são tendência para o e-commerce?

De acordo com uma pesquisa da CoinsPaid, divulgada pela InfoMoney, os brasileiros têm uma visão mais positiva de empresas que aceitam criptomoedas, totalizando 50,5% dos entrevistados.

Além disso, o estudo revelou que “36,3% das pessoas ouvidas no Brasil são também mais propensas a adotar criptomoedas como forma de pagamento em suas compras diárias, indicando um aquecimento do setor no país”.

Sendo assim, esses dados deixam claro que existe um interesse do público em pagar com moedas digitais e a tendência é que os comerciantes se adaptem à nova realidade a fim de não perderem vendas ou ficarem ultrapassados.

Veja 3 motivos responsáveis pelo aumento da tendência do uso de criptomoedas para pagamento.

1- Maior segurança

A tecnologia de segurança blockchain vem atraindo muitos usuários para o pagamento por meio de criptos no meio digital, já que evita que o indivíduo seja vítima de fraudes ou ciberataques.

Segundo o levantamento da CoinsPaid, os participantes disseram que o “principal fator que os influenciaram a aderir a criptomoedas como forma de pagamento é a maior segurança nas transações”.

2- Boa adaptabilidade

Outro aspecto que influencia a implementação do pagamento com criptomoedas é o método ser adaptável a praticamente qualquer segmento de e-commerces, como:

  • Eletrônicos;
  • Roupas e acessórios;
  • Turismo;
  • Alimentação.

Só para exemplificar, é possível citar algumas empresas conhecidas de diversos segmentos que aceitam criptos:

  • McDonald’s;
  • iFood;
  • Centauro;
  • Delta Air Lines.

3- Menor índice de inflação

Em tempos de crise econômica, mais um motivo que leva muitas pessoas a optarem pelo investimento em criptomoedas são as altas taxas de inflação na moeda corrente do país.

Por causa disso, para muitos esses ativos parecem ser uma alternativa mais segura, uma vez que funcionam como um sistema independente e não sofrem diretamente com a inflação.

Nesse sentido, fica claro que a expectativa é que cada vez mais empresas comecem a aceitar pagamentos por meio de criptos. A questão é: o seu negócio está preparado para essa nova realidade?

Como um sistema de gestão ajuda a empresa a ficar pronta para lidar com essa nova forma de pagamento?

O melhor modo de ficar pronto para lidar com pagamentos por meio de criptomoedas é investindo em tecnologia. Afinal, é importante destacar que as moedas digitais estão totalmente conectadas ao ambiente online e tecnológico.

Pensando nisso, uma boa opção é investir em um sistema de gestão, como um software ERP (Enterprise Resource Planning), baseado em nuvem. Assim, existe a possibilidade de integrar o uso do blockchain com o ERP, aumentando a segurança e controle das transações.

Além disso, a implementação desse tipo de programa ajuda a manter a comunicação entre os diferentes setores da empresa.

Por exemplo, a área de marketing terá acesso a relatórios fornecidos pelo ERP, que demonstram os principais produtos e/ou serviços que os consumidores compram por meio do pagamento com criptomoedas. Assim, é possível elaborar estratégias para atrair cada vez mais clientes.

Quer conhecer outras tendências para e-commerces? Continue acompanhando o blog da Alternativa Sistemas!

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!