19 de fevereiro de 2016
Redação Alternativa

Notícia boa para empresas do Simples Nacional. O Ministro Dias Toffoli suspendeu a cláusula 9 do convênio do ICMS e portanto, suspendendo, por conseguinte, o novo ICMS para empresas do Simples Nacional. Neste novo vídeo cast, falamos sobre esta boa novidade, sobre o Difal na Nota Fiscal e nossa equipe avalia ainda, os comentários feitos pelo Secretário do CONFAZ sobre a ‘Jabuticaba’ do novo ICMS. Confira tudo isso no novo Vídeo Cast da Alternativa Sistemas.



15 de fevereiro de 2016
Redação Alternativa

Neste vídeo cast alertamos para os cuidados que você deve ter ao utilizar serviços online para gerar guias GNRE, atendendo ao novo ICMS. Assim, veja ainda algumas dicas para se proteger e evitar que seus dados e os dados do seus clientes sejam utilizados de forma indesejada.



29 de janeiro de 2016
Redação Alternativa

Com todo este tumulto e incertezas sobre o novo ICMS para e-commerce, criamos uma paródia para caracterizar este momento. Falamos ainda sobre o comunicado 001/2016 CAT-SP e respondemos à perguntas enviadas por clientes. Então, assiste ai!



19 de janeiro de 2016
Redação Alternativa

Neste terceiro vídeo cast, tentamos mostrar o lado bom da Emenda Constitucional 87/2015 portanto, falamos sobre as vantagens que esta Emenda trouxe para a nova regra de cobrança do ICMS. Ficou curioso? Então assista ao vídeo.



11 de janeiro de 2016
Redação Alternativa

Neste segundo vídeo cast, falamos um pouco mais sobre a Emenda Constitucional 87 de 2015. Saiba mais sobre esta Lei, ela regula a nova regra de cobrança do ICMS. Assista no vídeo acima.



7 de janeiro de 2016
Redação Alternativa

Informe-se, saiba mais sobre a nova regra para a cobrança do ICMS em vendas interestaduais.



21 de dezembro de 2015
Redação Alternativa

Calculadora para simular a nova regra de cobrança do ICMS para e-commerce

O ano de 2015 está acabando, mas deixa muitas incertezas para 2016, especialmente no que diz respeito à área de tributária para o recolhimento do ICMS. Para você, comerciante, ficar por dentro do assunto a Alternativa Sistemas preparou um breve resumo histórico sobre essa tributação.

Em 2011, o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) -órgão responsável por fazer estudos e criar convênios sobre o tema entre todos os estados e o distrito federal- instituiu o Protocolo 21, que estabelecia a divisão de parte do ICMS entre os estados de origem e de destino de uma venda.

Segundo o Protocolo 21, a alíquota em destaque da venda deveria ser a interestadual, de maneira que a diferença entre a alíquota interestadual e a alíquota interna do estado de destino deveria ser dividida entre o estado de destino e o estado de origem da mercadoria de cada venda.

Essa medida trouxe consigo muitos questionamentos sobre o protocolo, de modo que, com base no Artigo 155 § 2 VII alínea b da Constituição Federal, a medida foi declarada inconstitucional e com isso revogada.

O tempo passou e as divergências entre os estados continuaram. Para equilibrar essa situação, o Senado Federal aprovou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de número 197/2012, a qual entrará em vigor em 2016. Com essa proposta o ICMS para vendas não presenciais sofrerá as seguintes modificações:

  • Incidência da alíquota interestadual;
  • A diferença entre a alíquota interna do estado destinatário e a alíquota interestadual será partilhada entre o estado de origem da mercadoria e o estado de destino dessa mesma mercadoria.

Para facilitar o seu entendimento prático desta nova regra, a Alternativa Sistemas lança o ICMS Calculator. Uma calculadora online que lhe ajuda a compreender o cálculo da nova regra do ICMS, através de um aplicativo online e gratuito!

Use a nossa calculadora e tira todas as suas dúvidas através do link: www.alternativasistemas.com.br/calculadora-novo-icms