11 de julho de 2017
Redação Alternativa

conheca-seu-consumidor-e-inove-no-marketing-digital---Alternativa-Sistemas

A tecnologia criou novas maneiras de se pensar o mundo e abriu espaço para o surgimento do ambiente digital de vendas. Essas mudanças também trouxeram repercussões no comportamento do consumidor: se o modo de vender mudou, o modo de consumir também. Acompanhar as modificações comportamentais do seu cliente é essencial para que a sua estratégia de marketing alcance bons resultados.

A principal mudança no comportamento do consumidor é notada no poder de ação e interação: se antes o cliente era um mero expectador do mercado e das propagandas que eram produzidas, hoje ele pode interagir e influenciar no funcionamento desses espaços. Essa modificação está diretamente relacionada com a evolução tecnológica.

Até o início da década de 90, os principais meios de divulgação de uma empresa eram o rádio, televisão e mídia impressa. Isso fazia do consumidor um mero expectador das mensagens que recebia, pois não existia um meio acessível de reportar a sua opinião sobre o conteúdo recebido. Até existia o meio digital – através da internet discada – mas o acesso a este ambiente era muito restrito e ainda possibilitava pouca interação. Nessa fase, existia o chamado consumidor 1.0: o consumidor que recebia o conteúdo e não respondia a ele.

No começo dos anos 2000, com o desenvolvimento da internet e dos aparelhos de comunicação, surgiu a possibilidade de a divulgação amadurecer no meio virtual. Deixou-se de somente repetir o conteúdo criado para a plataforma televisiva e radiofônica nos meios digitais, e campanhas para o ambiente virtual passaram a ser pensadas. Essa mudança relaciona-se com a possibilidade de se efetuar vendas na plataforma digital de maneira mais simples, direta e ao alcance de mais consumidores. Foi quando nasceu o consumidor 2.0: o consumidor que buscava o conteúdo que mais lhe agradava e podia se informar mais sobre o mercado e as empresas. Embora o consumidor 2.0 tivesse mais poder de ação do que o 1.0, ainda não era um agente completamente ativo frente ao mercado.

Foi com a real popularização dos aparelhos de comunicação que o consumidor pôde se tornar autônomo e interativo. Da metade dos anos 2000 em diante, os dispositivos digitais passaram a fazer parte do cotidiano de qualquer pessoa no mundo, o que aumentou e modificou o espaço das redes sociais e a sua capacidade de influenciar o mercado. Nesse momento surgiu o consumidor 3.0: o consumidor que age como influenciador sobre o conteúdo que as empresas produzem.

a-evolucao-do-consumidor---Alternativa-Sistemas

O surgimento do consumidor 3.0 mudou a importância do meio digital no processo de comunicação entre as empresas e o cliente. Se antes sua empresa só era vista se estivesse na televisão, hoje a notoriedade só é alcançada em ampla escala se a empresa estiver no mundo digital. E o interessante desse mundo são os diversos espaços de interação que ele possibilita e a amplitude de alcance que ele atinge.

O marketing não busca mais alcançar somente o cliente local, é possível vender e fazer negócios com clientes do mundo todo e em diversos momentos de interação. Do e-mail às redes sociais, o seu cliente está sempre pronto para receber conteúdo e cabe a sua empresa conhecer bem as necessidades e vontades do consumidor para atingi-lo no melhor momento.

Nesse sentido, se afirma que hoje as empresas devem ir atrás do consumidor e descobrir o que ele espera. Daí a grande importância do uso de dados, como apontou Filipe Mota da Neoassist em palestra no Congresso de Inteligência Competitiva 2017, “hoje a trajetória é feita pelo consumidor e não mais indicada pelo marketing”, por isso, ter acesso ao que o consumidor está procurando é essencial para que a sua campanha de marketing alcance sucesso.

Para aplicar essa ideia, algumas dicas são preciosas:

Forneça informações e conteúdo.

O novo consumidor é muito bem informado e está sempre aberto a entrar em contato com novos conteúdos. Portanto, a sua empresa deve disponibilizar todas as informações sobre os produtos e serviços de forma transparente, sendo que produzir conteúdos sobre o que faz ou vende adiciona mais credibilidade a sua marca.

Esteja sempre conectado, porque o seu cliente está!

As redes sociais permitem que as pessoas estejam sempre online, independente do momento ou onde estejam. Isso cria uma oportunidade infinita de divulgação de sua marca. Ao mesmo tempo as crises podem surgir a todo instante, por isso sua empresa deve estar sempre conectada e informada sobre as avaliações e interações que recebe dos consumidores.

O preço é importante, mas a experiência é muito mais.

O consumidor contemporâneo está sempre comparando o valor dos produtos e serviços entre diversas empresas e, apesar de o preço oferecido ser um influenciador relevante, a experiência de compra tem mais destaque. Por isso, garanta que o seu cliente terá acesso a produtos e serviços por preços competitivos e com ótima experiência. Para isso todos os processos de sua loja devem estar com funcionamento impecável: da organização do site ao processo de entrega tudo deve funcionar bem e de forma segura.

Ter uma boa imagem é fundamental

O seu cliente confia na opinião dos usuários das mídias sociais, por conta disso é importante que a sua marca forneça um bom atendimento para garantir que as avaliações feitas pelos consumidores sejam positivas. De nada adianta uma boa campanha de marketing se a experiência oferecida não condiz com a propaganda.

 

Conhecer essas dicas é fundamental para a produção de qualquer campanha de marketing digital hoje e para a garantia do aumento das vendas e do faturamento.