InícioArtigosComo vão funcionar os pagamentos instantâneos no Brasil?

Como vão funcionar os pagamentos instantâneos no Brasil?

como-vao-funcionar-os-pagamentos-instantaneos-no-Brasil-Alternativa-Sistemas Como vão funcionar os pagamentos instantâneos no Brasil?
Segundo informações do Banco Central, o Sistema de Pagamentos Instantâneos (PIX) vai entrar em pleno funcionamento no dia 16 de novembro[1] e promete trazer muitas facilidades aos procedimentos de pagamento no país.

No primeiro momento, o PIX vai permitir a realização de pagamentos e transferências de forma instantânea. Porém o sistema promete ser atualizado e otimizado com o tempo, aumentando a gama de serviços, como o saque no varejo e transferência instantânea para demais países.

Mas afinal, o que é o PIX?

O PIX é o Sistema de Pagamentos Instantâneos do Brasil. Em suma, os pagamentos instantâneos são as transferências monetárias eletrônicas realizadas de maneira imediata e sem a necessidade de intermediários.

A grande vantagem dos pagamentos eletrônicos é o fato de que a transação ocorre diretamente de uma conta a outra, sem a necessidade de intermediários. Isso otimiza o tempo da operação e diminui o custo por transação.

INFOGRÁFICO: ESQUEMA DO PIX

pix-bog-da-alternativa-sistemas Como vão funcionar os pagamentos instantâneos no Brasil?

Fonte [2]

Uma das grandes promessas da ferramenta, é a substituição do DOC e TED, já que os PIX é um sistema gratuito e que está disponível continuamente, 7 dias por semana, 24h por dia.

Outro aspecto interessante, é que o comprador vai poder optar por opções de crédito, débito e PIX em seus pagamentos, aumentando a competitividade entre as soluções de pagamento.

Importante notar, que o sistema estará disponível para correntistas de todos os bancos e clientes de fintechs e demais financeiras credenciadas, de maneira que, assim que o cliente ativa o PIX, pode realizar operações entre as instituições cadastradas com custo nulo.

Por que o PIX é interessante para o mercado varejista?

A principal vantagem que o PIX promete trazer ao mercado é o aumento da competitividade e da eficiência das transações, o que traz impactos diretos no varejo.

Tal situação decorre da maior inclusão financeira que o sistema promove, já que o acesso a uma conta se torna mais plural, democrático e facilitado, e a maior diversidade nas opções de pagamento oferecidas.

As lojas vão poder oferecer opções de venda mais atrativas para os consumidores, já que a taxação de pagamentos e a imediatez dos pagamentos, podem dinamizar o mercado comercial.

Ao mesmo tempo, o BC anunciou que em 2021 vai atualizar o PIX e oferecer a opção de os usuários de PIX realizarem saques diretamente em varejistas. Tal opção vai ressignificar alguns papéis do comércio e das instituições financeiras.

O que o PIX pode mudar no meu negócio?

Uma das facilidades o PIX promete trazer, é o estímulo à criação de soluções financeiras mais inovativas e fáceis, como a liberação do Whatsapp Pagamentos, por exemplo. Isso significa que a sua loja precisará estar atenta às novidades e acompanhar as novas formas de pagamento que surgirão.

Do ponto de vista técnico, a principal mudança é a possibilidade de oferecer ao consumidor a realização do pagamento de uma compra de 3 modos facilitados:

  • Uso de chaves ou apelidos de identificação da conta, como número de celular, CPF, CNPJ, endereço de e-mail etc;
  • Uso de QR Code estático ou dinâmico;
  • Uso de tecnologias de aproximação, como a Near Field Comunicação (NFC).

Com isso em mente, é preciso que a sua loja esteja apta para adotar as novas formas de pagamento de maneira segura e consolidada.

Outro aspecto de destaque, é a diminuição no uso de papel moeda e da dependência de operadoras de cartões de crédito para oferecer opções de pagamento ao seu cliente. Com isso, é possível que a sua loja repense alguns aspectos da precificação e torne os produtos e serviços mais atrativos e acessíveis ao consumidor.

Em resumo, o que o PIX promete é uma diminuição considerável nas taxas transacionais, tendo em vista que os bancos até poderão cobrar taxas, mas com valores bem abaixo dos meios mais tradicionais. Com isso o mercado é impactado de forma positiva e o Brasil, finalmente, inaugura a sua entrada no rol de países com adoção de pagamentos instantâneos.

Gostou da reflexão? Para compartilhar cada vez mais ideias interessantes com a gente, acesse o Blog Alternativa e fique por dentro de nossas postagens semanais. E se você busca um ERP robusto e completo, conheça o Mundo Alternativa Sistemas e todos os produtos e serviços oferecidos!

Que tal facilitar a gestão da sua loja física ou e-commerce? 

Com o ERP Master da Alternativa Sistemas você simplifica e otimiza a gestão da sua operação de loja física ou e-commerce. Se você quiser saber mais sobre o ERP com o melhor custo-benefício e mais conectado do mercado, fale com os especialistas da Alternativa Sistemas.

Fale com a Alternativa!

Nós da Alternativa Sistemas estamos fazendo a nossa parte e contamos com vocês para continuarmos crescendo juntos hoje e sempre! Por isso, divulgamos o nosso Plano de Ação frente à quarentena em prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Neste plano de ação, divulgamos as prioridades que foram estabelecidas para atendimento e suporte durante o período de quarentena.

Estamos somente com atendimento remoto durante o período de quarentena:

– Se você quer vender na internet utilizando as soluções Alternativa como o ERP Master e-commerce, envie um e-mail para comercial@alternativasistemas.com.br ou ligue para (14) 3879-0580. E se você quiser solicitar um orçamento gratuito, de forma online, clique aqui!

– Se você já é cliente Alternativa, priorize seus chamados de suporte e atendimento via Helpdesk. Para acessar o Novo Help Desk da Alternativa, acesse o site: http://alternativasistemas.com.br/suporte

– Se você tem requisições financeiras, envie um e-mail para sac@alternativasistemas.com.br;

– Utilize o Telefone somente para chamados de urgência: (14) 3879-0580. Os chamados de urgência são classificados neste link.

Alternativa Sistemas, crescendo hoje e sempre junto com você.

Referências

[1]  Informações do BC publicadas no dia 12 de agosto de 2020.

[2] Figura desta matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/08/12/como-funciona-o-pix-novo-sistema-de-pagamentos-desenvolvido-pelo-banco-central-entenda.ghtml

Vídeo desta matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/08/12/bc-aprova-regulamento-de-sistema-que-vai-permitir-pagamentos-instantaneos.ghtml

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!