23 de Março de 2018
Redação Alternativa

como-o-ROI-melhora-a-sua-gestao---Alternativa-Sistemas

Na realidade de mercado todo investimento é feito com um propósito claro e único: o lucro. Por isso, realizar um investimento é uma ação que requer estudo e estratégia. Nesse sentido, as empresas precisam ter um carinho especial com um indicador: o ROI.

O ROI – Return on Investment ou Retorno sobre Investimento, na tradução – é basicamente um indicador de quanto a sua empresa está ganhando ou perdendo em relação a cada investimento realizado. Além de fornecer um maior controle aos gestores financeiros, esse indicador auxilia as tomadas de decisão e a otimização do trabalho dos departamentos.

Todo e qualquer investimento realizado com objetivo de lucro entra na análise do ROI. Por exemplo, se a sua empresa realizou campanhas de marketing, treinamento de pessoal ou adquiriu uma nova ferramenta precisa analisar cada um desses investimentos e observar se foram alcançados os resultados esperados e atingidas as metas calculadas.

Todavia, a análise desse indicador vai além da simples checagem dos objetivos e metas, pois com o ROI é possível estudar se as estratégias adotadas foram eficientes ou se precisam ser modificadas e até mesmo se o investimento precisa aumentar ou diminuir em determinado departamento.

O ROI também auxilia a sua empresa a ter uma visão mais consolidada e consciente acerca de sua própria estrutura, já que esse indicador ajuda a responder questões cruciais, como:

– Quais as maiores e menores fontes de lucro de sua empresa?

– Em quais canais de comunicação estão seus clientes?

– Qual o desempenho/alcance das campanhas publicitárias?

– As metas de venda estão sendo atingidas de forma satisfatória?

Existem sistemas de gestão que lhe auxiliam a calcular o ROI de maneira automatizada e sempre atual, mas é possível calcular este indicador através de uma simples equação se a sua empresa ainda não disponibiliza das ferramentas:

como-calcular-o--roi---Alternativa-sistemas

O resultado da equação vai ser um número inteiro, como 3 ou 4, de forma que esse resultado deve ser interpretado como o retorno. Por exemplo, se o resultado do investimento X for 2, quer dizer que o investimento X teve um lucro de 2 vezes o investimento inicial. Se o resultado for negativo, como – 3, quer dizer que o investimento X teve um prejuízo de 3 vezes o investimento inicial.

Para que esse indicador se mostre mais eficaz e preciso é necessário adicionar todos os gastos despendidos com o processo, por conta disso, toda despesa é importante e deve entrar na conta. Por menor que o gasto tenha sido, ele ajuda a tornar o indicador mais transparente e exato.

Se a sua empresa ainda não faz controle de ROI está perdendo informações que podem ser preciosas para o sucesso ou fracasso das estratégias adotadas. Além disso, os gestores podem trabalhar com mais segurança e transparência ao adotar esse indicador de maneira consciente, porque podem ajudar a melhorar o trabalho das equipes com mais segurança e menos riscos de cometer erros nas tomadas de decisão através do ROI.