spot_img
InícioArtigosComo o ERP me ajuda no controle de estoque?

Como o ERP me ajuda no controle de estoque?

como-o-ERP-me-ajuda-no-controle-de-estoque-Alternativa-Sistemas Como o ERP me ajuda no controle de estoque?

Os ERPs são ferramentas essenciais para garantir inteligência e controle à sua operação. E isso é válido até mesmo para as partes mais complexas da sua operação, como a gestão de estoque.

Isso porque o ERP é uma ferramenta de multitarefas que integra todos os processos e sistemas que você utiliza no seu dia a dia de gestão em um só ambiente. Deste modo, todas as etapas do gerenciamento do seu estoque ficam muito mais simplificadas e acessíveis.

Por que adotar um ERP na gestão de estoque?

O gerenciamento do estoque envolve muitas atividades complexas e essenciais para que a cadeia processual de sua loja possa funcionar sem problemas e sem prejuízos.

Desde a compra, armazenamento e uso de matéria-prima ou mercadorias até a embalagem e distribuição dos produtos, a cadeia processual do estoque é longa e envolve fatores financeiros, organizacionais e logísticos únicos para cada empresa.

Por isso, adotar uma ferramenta que centralize as atividades e permita que todas as informações envolvidas na cadeia processual sejam de fácil acesso a todos os setores é estratégico para tornar o fluxo de tarefas robusto, controlado e seguro.

Em quais aspectos da gestão de estoque o ERP pode me ajudar?

A principal contribuição do ERP é aumentar o controle, organização e assertividade dos dados de sua operação. Isso decorre de diferentes formas na gestão de estoque, como elencado a seguir.

Controle de Compra

Com o ERP a sua empresa consegue imputar as entradas de matérias-primas ou produtos no ambiente do ERP, tornando estes dados mais fáceis de manusear e analisar.

Desse modo, você consegue realizar previsões de novas compras e ter um planejamento interno muito mais eficaz, garantindo melhores negociações com os fornecedores e evitando perdas e desperdícios na fase de compra.

Cadastro e Análise dos Produtos

O ERP também é ótimo para organizar os produtos que estão em seu estoque, lhe ajudando com as análises – como margem de lucro, curva abc – individuais e coletivas acerca das suas mercadorias através dos relatórios, como inventário de estoque.

Desse modo, você consegue criar campanhas pontuais para estimular as vendas dos produtos que estão ‘parados’ e analisa o desempenho de suas mercadorias de maneira muito mais certeira, com base em dados reais e sempre atualizados.

Controle do Volume de Estoque

Através do ERP é possível ter sempre em mãos os dados numéricos acerca das mercadorias de seu estoque, assim é possível realizar os cálculos de estoque mínimo e máximo de maneira mais ágil e sem erros humanos.

Desse modo, você consegue evitar erros e problemas na armazenagem dos produtos, garantindo que o estoque não fique parado e ao mesmo tempo que a sua loja não fique sem produtos disponíveis de maneira preventiva e inteligente.

Controle da Transferência/Distribuição de Estoque

Com todos os dados sobre o seu estoque no ambiente do ERP, você não perde o controle das mercadorias em nenhuma etapa, acompanha o produto desde a compra, recebimento, empacotamento e entrega.

Desse modo, o seu processo logístico como um todo é beneficiado, já que todas as atividades estão integradas em um só espaço, garantia uma macro e micro visão dos procedimentos vivenciados no seu estoque.

Maior poder estratégico

Através do controle de todas as atividades de seu estoque, a equipe logística consegue auxiliar os demais departamentos estratégicos de sua empresa na criação de campanhas e até mesmo precificação dos produtos.

Desse modo, você consegue alocar melhor os seus investimentos e recursos, garantindo um fluxo processual uniforme, centralizado e muito mais inteligente.

Conclusão

Com se pode notar, o ERP é uma ferramenta estratégica que ajuda a sua loja a crescer de maneira inteligente e organizada. Isso porque o ERP otimiza as atividades diárias do seu negócio, permitindo que o planejamento e tática andem sempre de mãos dadas em sua operação.

Gostou da reflexão? Para compartilhar cada vez mais ideias interessantes com a gente, acesse o Blog Alternativa e fique por dentro de nossas postagens semanais. E se você busca um ERP robusto e completo, conheça o Mundo Alternativa Sistemas e todos os produtos e serviços oferecidos!

Procurando um ERP para fazer o controle de estoque de sua loja física e/ou e-commerce?

Com o ERP Master da Alternativa Sistemas o controle de estoque de sua loja física e/ou e-commerce fica muito mais facilitado e simples, garantindo uma operação saudável para a sua loja.

Seja para loja física ou loja virtual, o sistema ERP Master da Alternativa Sistemas foi desenvolvido para garantir que todas as etapas gerenciais do seu negócio sejam aplicadas. E se você quiser saber mais sobre o ERP com o melhor custo-benefício e mais conectado do mercado, fale com os especialistas da Alternativa Sistemas.

Fale com a Alternativa!

Nós da Alternativa Sistemas estamos fazendo a nossa parte e contamos com vocês para continuarmos crescendo juntos hoje e sempre! Por isso, divulgamos o nosso Plano de Ação frente à quarentena em prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Neste plano de ação, divulgamos as prioridades que foram estabelecidas para atendimento e suporte durante o período de quarentena.

Estamos somente com atendimento remoto durante o período de quarentena:

– Se você quer vender na internet utilizando as soluções Alternativa como o ERP Master e-commerce, envie um e-mail para comercial@alternativasistemas.com.br ou ligue para (14) 3879-0580. E se você quiser solicitar um orçamento gratuito, de forma online, clique aqui!

– Se você já é cliente Alternativa, priorize seus chamados de suporte e atendimento via Helpdesk. Para acessar o Novo Help Desk da Alternativa, acesse o site: http://alternativasistemas.com.br/suporte

– Se você tem requisições financeiras, envie um e-mail para sac@alternativasistemas.com.br;

– Utilize o Telefone somente para chamados de urgência: (14) 3879-0580. Os chamados de urgência são classificados neste link.

Alternativa Sistemas, crescendo hoje e sempre junto com você.

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!