InícioDicasComo funciona a implantação do ERP?

Como funciona a implantação do ERP?

como-funciona-a-implantacao-do-ERP-Alternativa-Sistemas Como funciona a implantação do ERP?

Realizar a contratação de ferramentas para a sua loja nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso pesquisar e conhecer bem as ferramentas oferecidas no mercado para não correr o risco de fazer um investimento errado e que pode trazer dores de cabeça indesejadas para a sua empresa.

No caso da contratação do ERP, há sempre um mistério envolto no processo de implantação e nem sempre fica muito claro para quem está adquirindo o ERP qual a importância deste processo e o porquê de ele não ser imediato.

Para desvendar todos esses mistérios e facilitar a sua contratação certeira de um sistema ERP para a sua loja, conheça os principais aspectos envolvidos no processo e implantação e entenda o seu papel nesta atividade:

Como funciona a implantação de um ERP?

Em suma, o processo de implantação de um ERP é composto por duas etapas principais: a instalação e configuração do software. Todavia, estas etapas são compostas por processos internos próprios e, por isso, diz-se que há um passo-a-passo para realizar a implantação de um ERP.

No caso dos ERPs mais modernos, é nesta etapa também que são instaladas as funcionalidades e integrações extras contratadas pela loja, como ferramentas de precificação, plataforma de e-commerce, acesso a markeplaces, ferramentas de logística, gestão de pagamentos etc.

Por que contratar funcionalidades extra?

Todas essas soluções extras são necessidades de contratação relacionadas a cada processo de forma única, já que cada fluxo processual possui características individuais e pode apresentar ou não a necessidade de aderir a uma funcionalidade extra.

De todo modo, é muito importante se atentar a esta característica do ERP que você está pesquisando, pois, um ERP que não oferece um amplo catálogo de integrações, pode travar a sua operação no futuro e fazer com que a expansão e crescimento da sua loja fique muito mais difícil de ser executado.

Isso porque o ERP vai ser a ferramenta organizadora do seu processo, será através dele que toda a sua gestão empresarial será realizada, portanto, quanto mais amplo e flexível for o ERP, mais possibilidades de escalonamento de vendas ele vai oferecer à sua loja.

Quais são todas as etapas do processo de implantação do ERP? 

Para que a instalação e a configuração de um ERP sejam realizadas, são necessárias algumas etapas essenciais. E a realização de tais etapas envolve duas equipes: a equipe de ERP contratada e a equipe especialista em tecnologia da sua empresa.

Portanto, há deveres e obrigações para ambas as empresas durante a execução do projeto de implantação e todas as equipes devem seguir o cronograma e se atentar aos prazos, para que a implantação não demore mais do que o necessário.

De maneira geral, a linha do tempo de atividades necessárias para a implantação do ERP é a seguinte:

infografico-etapas-de-implantacao-do-ERP-Alternativa-Sistemas Como funciona a implantação do ERP?

Etapa 1: checando as configurações

A primeira etapa consiste na verificação de que todas as configurações de sua loja atendem às necessidades mínimas de funcionamento do ERP.

Isso varia de um ERP para o outro, por isso a equipe responsável pela instalação da ferramenta, vai passar um checklist de informações que a sua empresa deve verificar e atender para que o ERP possa ser recebido de maneira a garantir o seu pleno funcionamento.

Etapa 2: mapeamento de dados

Na segunda etapa, é realizado um levantamento de informações sobre o fluxo de informações de sua loja pela empresa de ERP.

Nesta etapa a equipe de implantação verifica quais são os dados que precisarão ser importados e em que formato estão. É uma etapa de pesquisa e levantamento de informações acerca do seu fluxo processual, por isso a equipe de implantação vai fazer diversas perguntas sobre o processo de sua empresa.

Essa fase é importante, porque o ERP é um integrador de processos, portanto, é necessário que a equipe de implantação faça um ‘raio x’ de tudo o que acontece na sua loja em termos de processo e fluxo de dados.

Etapa 3: importação de dados

A terceira etapa é uma fase de destaque durante o processo de implantação, pois é neste passo que se faz a garantia de que todas as informações existentes na sua empresa serão transportadas para o ambiente do ERP, permitindo que todos os dados sejam integrados em um só fluxo.

Como se pode notar, a terceira etapa é diretamente dependente da etapa 2, pois somente com as informações levantadas durante o mapeamento de dados que a equipe de implantação consegue elaborar um plano de ação eficaz para a importação dos dados processuais.

Etapa 4: ativação do ERP

Durante a quarta etapa são realizados todos dos testes de comunicação que vão garantir que a importação e configurações realizadas estão em pleno funcionamento. Por isso, esta etapa é chamada de fase de ativação do ERP.

Etapa 5: treinamento de equipe

A quinta e última etapa consiste no treinamento da sua equipe para realizar o manuseio do ERP. É nesta etapa em que a sua empresa recebe todo o aprendizado necessário para poder utilizar o ERP da melhor maneira possível e consiga usufruir ao máximo de cada funcionalidade da ferramenta.

Conclusão

Como se pode notar, o processo de implantação do ERP é dotado de diversas etapas, sendo que cada uma dessas fases é extremamente importante para que a configuração e instalação do ERP seja realizada de maneira completa e efetiva.

Outro aspecto importante é que cada etapa exige um tempo de realização, por isso, não apresse ou pule etapas, pois isso pode trazer problemas no futuro. De maneira metafórica, pense que o ERP é como se fosse um novo funcionário em sua empresa: sempre que você traz um novo colaborador para a equipe, é necessário um tempo de adaptação, coleta de dados e alinhamento de comunicação para o que trabalho deste novo membro possa ser plenamente executado. É a mesma coisa com o ERP, com a diferença de que este seu ‘novo funcionário’ vai trazer diversas facilidades, automatizações e aumentar a inteligência de sua empresa com base em tecnologia e inovação, daí a necessidade de se cumprir todas as etapas descritas.

Você sabia que o processo de implantação do ERP Master da Alternativa é feito em 7 etapas?

O processo de implantação do sistema ERP Master da Alternativa Sistemas foi desenvolvido para garantir que todas as dicas acima sejam aplicadas, garantindo a portabilidade do cenário da sua loja para o ambiente do ERP. Assim, você terá um sistema de gestão personalizado para atender as requisições e necessidades do seu negócio.

E se você quiser saber mais sobre o ERP com o melhor custo-benefício e mais conectado do mercado, fale com os especialistas da Alternativa Sistemas.

Fale com a Alternativa!

Nós da Alternativa Sistemas estamos fazendo a nossa parte e contamos com vocês para continuarmos crescendo juntos hoje e sempre! Por isso, divulgamos o nosso Plano de Ação frente à quarentena em prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Neste plano de ação, divulgamos as prioridades que foram estabelecidas para atendimento e suporte durante o período de quarentena.

Estamos somente com atendimento remoto durante o período de quarentena:

– Se você quer vender na internet utilizando as soluções Alternativa como o ERP Master e-commerce, envie um e-mail para comercial@alternativasistemas.com.br ou ligue para (14) 3879-0580. E se você quiser solicitar um orçamento gratuito, de forma online, clique aqui!

– Se você já é cliente Alternativa, priorize seus chamados de suporte e atendimento via Helpdesk. Para acessar o Novo Help Desk da Alternativa, acesse o site: http://alternativasistemas.com.br/suporte

– Se você tem requisições financeiras, envie um e-mail para sac@alternativasistemas.com.br;

– Utilize o Telefone somente para chamados de urgência: (14) 3879-0580. Os chamados de urgência são classificados neste link.

Alternativa Sistemas, crescendo hoje e sempre junto com você.

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!