30 de maio de 2017
Redação Alternativa

como-escolher-o-ERP-certo-para-o-seu-e-commerce---Alternativa-Sistemas

Um dos pilares para o sucesso é o foco e a organização. Quando se busca ser bem-sucedida/o no meio empresarial essa regra não é diferente, por isso é importante dar valor à gestão dos processos de seu negócio. Independente do campo em que sua empresa atue, ter acesso a processos automatizados e inteligentes é essencial, mas se a sua esfera é o comércio virtual é impossível fugir dessa realidade.

Isso porque todo e-commerce precisa de uma plataforma para poder atuar no mercado. As plataformas são sistemas que possibilitam a criação de uma loja virtual, já que é através deste sistema que o lojista inclui os produtos, preços e gerencia estoque. A escolha deste sistema deve ser feita com muito cuidado e atenção, pois a troca de uma plataforma de e-commerce já instalado pode gerar muita dor de cabeça.

Portanto, é preciso ter em mente quais são as necessidades de seu negócio na hora de escolher uma plataforma de e-commerce. Como aponta o Sebrae, é importante deixar acertada as respostas para as seguintes questões na hora de escolher uma plataforma:

saiba-as-necessidades-de-seu-negocio-respondendo-as-perguntas---Alternativa-Sistemas

 

Respondendo a essas perguntas muitos empreendedores chegam à conclusão de que somente uma plataforma muitas vezes não atende a todas as necessidades gerenciais de seu negócio e é nesse momento que o ERP ganha sua grande importância. Mas afinal de contas, o que é um ERP?

Miguel Damasceno – CEO da Alternativa Sistemas – explica que “ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Corporativos), que nada mais é do que um sistema de gestão empresarial”. A principal vantagem deste tipo de sistema é a sua capacidade de unir vários outros micro sistemas gerenciais em um único ambiente, ou seja, um sistema do tipo ERP é mais complexo e completo do que uma plataforma, porque reúne vários sistemas em um único grande sistema.

“ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Corporativos), que nada mais é do que um sistema de gestão empresarial.” Miguel Damasceno, CEO Alternativa Sistemas

É essa capacidade de união que faz com que o ERP torne o gerenciamento mais ágil e rápido, pois em um único ambiente o empreendedor pode gerenciar diversos processos da empresa como dados/atualização de estoque, emissão de notas, verificação de faturamento, pagamento de impostos, controle de vendas etc.

“Em um mundo globalizado em que há ampla concorrência de mercado e várias pessoas entregando o mesmo tipo de serviço que você, quem entregar primeiro e melhor fica a frente.”Miguel Damasceno, CEO Alternativa Sistemas

Ter essa facilidade junto a sua empresa pode garantir o destaque no mercado, pois, como aponta Miguel “em um mundo globalizado em que há ampla concorrência de mercado e várias pessoas entregando o mesmo tipo de serviço que você, quem entregar primeiro e melhor fica a frente” e ter acesso a um bom sistema gerencial pode garantir essa vantagem.

Infográfico - Vantagens de ter um ERP integrado ao seu ecommerce - Alternativa Sistemas

Para que essa vantagem seja garantida, Miguel sublinha que é importante contratar um ERP com um bom fornecedor, que tenha um sistema de implantação e treinamento de qualidade e compromisso, pois “quanto mais variáveis e dados relativos à necessidade /controle de processos for levantado em relação aos procedimentos internos da empresa contratante por parte da empresa fornecedora, mais assertiva e eficaz será a contratação do ERP”.

Aproveitando as dicas, Miguel ainda reafirma a importância de uma boa implantação para que “o negócio não fique mal gerido, com problemas de cadastro e erros procedimentais que podem levar até mesmo a implicações fiscais”. Sendo que junto a essa boa implantação é preciso ter um bom treinamento de pessoal, pois de nada adianta um bom ERP, bem implantado, se a empresa que vai utilizá-lo não souber como efetuar os processos.

O interessante do sistema é que sua atuação não é ligada somente ao mundo virtual: o ERP é um sistema gerencial que pode ser usado em lojas virtuais e físicas. Portanto, se você abre uma empresa virtual e com o tempo resolve abrir uma loja física, é possível utilizar o ERP para gerenciar ambas. Também é possível adicionar novas funções ao sistema de acordo com as necessidades exigidas pelo mercado, o que permite que a sua loja acompanhe as novidades.

Desse modo, fica claro que um ERP é um investimento de longo prazo, que acompanha as necessidades de sua empresa do início ao alcance do sucesso, já que a sua maior complexidade permite que o crescimento e as mudanças de seu negócio sejam acompanhados ao longo do tempo de maneira atual e inovadora sempre.