14 de abril de 2020
Redação Alternativa

sera-que-a-desordem-digital-afeta-o-meu-negocio---Alternativa-Sistemas

O desenvolvimento tecnológico da pós-modernidade nos permitiu adotar uma rotina de trabalho bastante prática e ágil, que nos permite gerenciar as situações cotidianas – tanto pessoais, quanto profissionais – com alguns toques na telinha do smartphone.

Tais facilidades, porém, trouxeram consigo incertezas e vulnerabilidades que muitas vezes passam desapercebidas pelo turbilhão de atividades diárias que a vida contemporânea – digital e multidisciplinar – nos obriga a cumprir todos os dias.

Todavia, essa falta de atenção pode custar – e muito – ao crescimento ou sobrevivência de seu empreendimento, se a sua empresa não adotar a segurança digital como um padrão processual que acompanhe todas as etapas e todas as pessoas da organização.

A desordem digital acontece na minha empresa?

Nesse sentido, vale responder a seguinte pergunta a si mesmo/a de forma sincera: a desordem digital é um problema em minha organização?

Provavelmente, a sua resposta será sim.

Isso porque, um estudo realizado em 2019 pela Kaspersky Lab constatou que 81% dos funcionários não enxergam o seu papel dentro da organização em relação à gestão de documentos e dados pessoais.

Esse estudo foi realizado de forma virtual através de uma pesquisa aplicada em 17 países, combinando essas informações adquiridas com a pesquisa aos dados estatísticos da Kaspersky Security Network (KSN) e à experiência dos testadores de apps do Kaspersky Lab.

Outra conclusão interessante que o estudo apresentou, é a de que apenas 55% dos usuários de aplicativos para Android atualizam e examinam o conteúdo de seus aparelhos de forma regular – ou seja, estão em dia com a limpeza de arquivos e apps desnecessários.

Agora imagine que seu colaborador – que usa o smartphone para ficar de olho no desempenho da empresa mesmo quando está a distância – não faz parte deste 55%: o quanto isso pode afetar o seu negócio?

A resposta é simples, curta e grossa: muito. Um valor tão expoente que pode custar até mesmo a sobrevivência da empresa.

Segurança digital é essencial! 

Por conta disso, tratar a segurança digital com seriedade, criar padrões e adotar técnicas de gestão da informação como parte da cultura empresarial é mais do que essencial no mundo dos negócios digitais, é uma obrigação contemporânea.

Controle, automação e constante atualização, são elementos chave nesse contexto. Da mesma forma, de nada adianta a sua empresa adotar uma postura sólida em relação à segurança da informação, se os parceiros e terceiros envolvidos em sua operação não acompanham o seu modus operandi.

Em razão disso, a escolha da plataforma, transportadora, ferramenta de gestão de caixa, entre outras devem ser feitas de maneira muito responsável e estratégica. E, neste ínterim, a escolha de um bom software de gestão ERP é uma das mais importantes.

Imagine se a sua empresa adota todas as medidas de governança e compliance necessárias para garantir uma boa postura quando o assunto é gestão da informação, mas na hora de contratar um ERP faz uma escolha mal acertada e contrata uma empresa que coloca todos os dados e procedimentos da sua organização em risco?

Por isso, é muito importante garantir que a desordem digital não afete o seu processo – e nem o processo de seus parceiros – porque ainda que sua empresa adote uma postura positiva em relação à organização das informações digitais, se o comportamento dos seus parceiros não for conivente com o seu padrão os problemas – e prejuízos – da falta de responsabilidade frente à desordem digital podem afetar o desenvolvimento da sua empresa e até mesmo impedir o crescimento do negócio.

Que tal acabar com a desordem digital na sua empresa com o ERP Master da Alternativa Sistemas? Isso mesmo, com o ERP Alternativa você centraliza os dados de toda a sua operação, garante segurança as transações além de otimizar a comunicação e informação compartilhada entre os departamentos. Fale agora com a equipe Alternativa e saiba como podemos organizar a gestão da sua empresa.

Quer entrar em contato com a Alternativa durante a quarentena?

Nós da Alternativa Sistemas estamos fazendo a nossa parte e contamos com vocês para continuarmos crescendo juntos hoje e sempre! Por isso, divulgamos o nosso Plano de Ação frente à quarentena em prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Neste plano de ação, divulgamos as prioridades que foram estabelecidas para atendimento e suporte durante o período de quarentena.

Somente atendimento remoto durante o período de quarentena (estamos todos trabalhando em home office):

– Se você tem requisições comerciais, envie um e-mail para comercial@alternativasistemas.com.br ou ligue para (14) 3879-0580;

Priorize seus chamados de suporte e atendimento via Helpdesk. Para acessar o Novo Help Desk da Alternativa, acesse o site: http://alternativasistemas.com.br/suporte

– Se você tem requisições financeiras, envie um e-mail para sac@alternativasistemas.com.br;

– Utilize o Telefone somente para chamados de urgência: (14) 3879-0580. Os chamados de urgência são classificados neste link.

 

Alternativa Sistemas, crescendo hoje e sempre junto com você.