15 de setembro de 2020
Redação Alternativa

9-relatorios-de-gestao-que-nao-podem-faltar-na-sua-loja---Alternativa-Sistemas
Adotar relatórios de gestão em seu cotidiano organizacional é essencial para garantir tomadas de decisão ágeis e assertivas. Mas será que a sua loja está adotando todos os relatórios que precisa?

Essa é uma dúvida de muitos lojistas em todo o mercado. Para que você consiga olhar para a sua empresa de maneira inteligente e transparente, é importante que tenha sempre em mãos algumas informações centrais.

E se você questiona a validade de adotar os relatórios gerenciais em sua administração, tenha em mente que através destes relatórios é possível:

  • Reduzir erros e evitar retrabalho;
  • Monitorar a produtividade de forma inteligente e assertiva;
  • Elaborar metas com base em dados concretos.

Para alcançar isso de maneira efetiva, é preciso somar as informações recebidas à uma gestão tátil e inteligente. E neste sentido, ter uma ferramenta de automatização destes relatórios, como o ERP, é mais do que essencial!

Então, conheça 9 Relatórios Gerenciais básicos fornecidos pelo ERP à sua loja.

1) Relatório de fluxo de caixa

Com o relatório de fluxo de caixa é possível ter um panorama da saúde financeira da sua empresa e acessar as informações reais acerca das previsões mensais e valores alcançados.

Deste modo, é possível adotar políticas de antecipação de custos, preparação do caixa para despesas e análise de investimentos possíveis de serem realizados com o ativo em caixa.

Dentro deste relatório, já é possível ter uma visão acerca das contas a pagar e contas a receber, porém, muitos gestores preferem distribuir estes dados em mais dois relatórios separados.

2) Relatório de vendas

O relatório de vendas vai trazer informações muito importante sobre a situação de sua empresa como quantidade de vendas realizadas, ticket médio, tempo do fluxo de venda, desempenho por vendedores entre outros.

O interessante deste relatório, é que ele pode trazer insights acerca do comportamento de seu consumidor e direcionar a estratégia de venda de seus vendedores de maneira muito mais eficaz.

3) Relatório de crescimento

Com os relatórios de crescimento em mãos, é possível avaliar um “raio-x” da sua empresa e analisar o desenvolvimento de cada setor ou da empresa como um todo.

Este relatório vai trazer informações como número de vendas, taxa de conversão, ROI, tipos de produtos etc. Todas estas informações podem ser analisadas de maneira particular ou associada, permitindo diversos insights.

4) Relatório de curva ABC

A partir dos dados fornecidos pelo relatório de curva ABC é possível ter uma visão macronegocial sobre os indicadores de maior impacto no funcionamento e desenvolvimento de sua empresa.

É possível adotar a curva ABC no estoque para avaliar os produtos com maior vazão, nas vendas para averiguar os itens mais procurados ou até mesmo em relação aos clientes para apurar o perfil de consumidores que mais contribui para o desenvolvimento de sua empresa.

É um relatório muito versátil e que traz informações de grande valia para a gestão estratégia de sua loja.

5) Relatório de controle de estoque

Através do relatório de controle de estoque, é possível realizar uma gestão logística muito mais inteligente, já que os insumos poderão ser utilizados de maneira muito mais efetiva e desperdícios serão evitados.

Com este relatório é possível levantar informações como tipo de armazenamento, tempo de armazenamento, tipos de produtos e quantidades disponíveis, facilitando a programação de compras e tornando a criação de campanhas mais assertiva e focada nas necessidades da empresa.

6) Relatório de balanço patrimonial

Com o relatório de balanço patrimonial é possível avaliar a situação financeira da empresa de acordo com os ativos – bens e direitos; passivos – obrigações e exigências; e patrimônio líquido – que consiste no saldo entre ativos e passivos.

Com estes dados em mãos é possível avaliar a situação financeira e econômica do empreendimento, de modo a traçar metas e estratégias com base em dados reais e atualizados.

7) Relatório orçamentário

O relatório orçamentário é essencial para que a sua empresa tenha clareza acerca de como está sendo utilizado o dinheiro de sua loja. Ajuda também a direcionar melhor os gastos para que eles estejam sempre focados no lucro.

De maneira simplificada, este relatório apresenta uma previsão de receitas e despesas, com base nas informações de meses anteriores. Indica-se que se utilize dados de ao menos 3 meses anteriores para garantir uma boa avaliação.

8) Relatório de satisfação

O relatório de satisfação é usualmente utilizado em duas frentes: para avaliar a satisfação de seus clientes e para avaliar a satisfação de seus funcionários.

Ambos são super importantes para que o desenvolvimento e crescimento de sua empresa seja sempre contínuo e positivo.

O relevante nestes relatórios são as respostas e não a pessoa que forneceu o dado, por isso, é preciso ter em mente que os dados fornecidos são o feedback que a sua empresa está recebendo e deve ser tratado com seriedade e compromisso.

9) Relatório de acompanhamento de metas 

O relatório de acompanhamento de metas é muito importante na análise tática de sua loja, permitindo que as estratégias adotadas sejam estudadas com cuidado e inteligência.

Com este relatório é possível identificar valores e dificuldades, traçar prazos e objetivos de maneira assertiva e real.

Conclusão

Através da adoção destes 9 relatórios de gestão essenciais, o funcionamento da sua loja se torna muito mais inteligente e eficaz, pois vai basear as tomadas de decisão em dados reais e atualizados, permitindo um crescimento mais seguro e escalado.

Gostou da reflexão? Para compartilhar cada vez mais ideias interessantes com a gente, acesse o Blog Alternativa e fique por dentro de nossas postagens semanais. E se você busca um ERP robusto e completo, conheça o Mundo Alternativa Sistemas e todos os produtos e serviços oferecidos!

E você sabe de onde extrair estes relatórios para lhe auxiliar em sua gestão?

A melhor forma de você extrair dados gerenciais sobre a sua loja é através de um sistema de gestão ERP, que vai integrar toda a sua operação e lhe fornecer informação sobre a real situação da sua empresa em tempo real. Seja para loja física ou e-commerce,o sistema ERP Master da Alternativa Sistemas foi desenvolvido para garantir que todas as dicas acima sejam aplicadas. E se você quiser saber mais sobre o ERP com o melhor custo-benefício e mais conectado do mercado, fale com os especialistas da Alternativa Sistemas.

Fale com a Alternativa!

Nós da Alternativa Sistemas estamos fazendo a nossa parte e contamos com vocês para continuarmos crescendo juntos hoje e sempre! Por isso, divulgamos o nosso Plano de Ação frente à quarentena em prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Neste plano de ação, divulgamos as prioridades que foram estabelecidas para atendimento e suporte durante o período de quarentena.

Estamos somente com atendimento remoto durante o período de quarentena:

– Se você quer vender na internet utilizando as soluções Alternativa como o ERP Master e-commerce, envie um e-mail para comercial@alternativasistemas.com.br ou ligue para (14) 3879-0580. E se você quiser solicitar um orçamento gratuito, de forma online, clique aqui!

– Se você já é cliente Alternativa, priorize seus chamados de suporte e atendimento via Helpdesk. Para acessar o Novo Help Desk da Alternativa, acesse o site: http://alternativasistemas.com.br/suporte

– Se você tem requisições financeiras, envie um e-mail para sac@alternativasistemas.com.br;

– Utilize o Telefone somente para chamados de urgência: (14) 3879-0580. Os chamados de urgência são classificados neste link.

Alternativa Sistemas, crescendo hoje e sempre junto com você.