spot_img
InícioArtigos5 razões para a sua loja física vender online

5 razões para a sua loja física vender online

5-razoes-para-a-sua-loja-fisica-vender-online-Alternativa-Sistemas 5 razões para a sua loja física vender online
O consumidor atual é muito conectado e adora facilidades, mas ele não abre mão da segurança e de ‘ir pelo certo’. Por isso mesmo, que grande parte dos consumidores apostam em marcas amplamente conhecidas no mercado, na hora de realizar uma compra.

Esse comportamento, é reflexo do receio do consumidor em comprar com uma empresa e depois não receber o respaldo necessário da loja, caso haja algum problema com o produto após o processo de venda.

E, se no mundo das lojas físicas este já é um receio recorrente, no ambiente virtual a preocupação do consumidor aumenta mais ainda. Por este motivo, que trazer a sua marca, que é conhecida no mundo físico, para o mundo virtual é uma oportunidade interessante.

Você ainda tem dúvidas sobre as vantagens de adotar uma estratégia hibrida na hora de realizar suas vendas? Então confira abaixo 5 razões para expandir suas vendas de loja física para o mundo virtual:

 1) O consumidor confia mais em lojas virtuais que têm loja física

De acordo com um estudo realizado pela Abcomm e pela Ebit/Nielsen em 2018, “empresas tradicionais do varejo, como Magazine Luiza, Casas Bahia e Walmart, vendem mais na internet do que as que nasceram como e-commerces, como Submarino, Netshoes e Privalia”[1].

De fato, as lojas virtuais que possuem loja física detêm 51% das vendas do e-commerce brasileiro, mostrando a força que as lojas ‘tradicionais’ apresentam no cenário virtual de vendas.

A explicação dada a este fenômeno, é o senso de segurança que estas lojas passam ao consumidor, tanto por já serem mais conhecidas, quanto pelo fato de que, se der algum problema na compra, o consumidor acredita que é mais fácil de resolver em lojas virtuais que têm loja física.

Isso porque, na cabeça do seu cliente, é possível ir até algum ponto de venda e conversar pessoalmente com um funcionário, caso haja algum problema ou dúvida.

Essa sensação de segurança demonstra um fato interessante: ainda que o consumidor brasileiro adore as facilidades trazidas pelo ambiente virtual, ainda é um consumidor conservador e prefere apostar suas compras em lojas nas quais ele possa ter o apoio in loco.

 2) As vendas aumentam quando a exposição da marca é virtual

Se a sua marca é mais vista, é natural que as suas vendas aumentem. O ambiente virtual proporciona esta possibilidade à sua empresa.

E isto acontece por uma razão bem lógica e simples: no mundo virtual não existem fronteiras, diferente do mundo físico.

Mas, para que este aumento de vendas seja efetivo, é necessário que a sua loja esteja preparada para entrar de verdade no mundo virtual.

De nada adianta só criar um ambiente virtual e não preparar a marca para realizar entregas para ambientes mais distantes (ainda que seja dentro da sua própria cidade), oferecer opções de pagamento online e um atendimento virtual presente e preparado[2].

3) A loja virtual é uma parceira e não uma competidora

Uma das grandes preocupações dos lojistas que possuem PDV é que a loja online concorra com a loja física nas vendas e que o e-commerce se torne mais um inimigo do desenvolvimento de sua empresa.

Esse medo decorre, principalmente, do fato de o e-commerce estar à disposição do consumidor a um simples clique – seja no celular, computador ou tablet – e porque o funcionamento da loja virtual é ininterrupto: ela está aberta 24h por dia e 7 dias da semana.

Mas este é um medo que não condiz com os fatos. O que a realidade mostra é que a loja virtual é, na verdade, uma parceira de vendas para o PDV, ajudando a aumentar as vendas do comércio físico.

Isso é explicado por uma pesquisa realizada pela Forrester Research a pedido da Google[3], na qual se analisou o impacto do ambiente digital nas vendas on e offline, o que o estudo mostrou foi que, até 2021, 8 em cada 10 vendas de eletrônicos, eletrodomésticos e livros realizadas em loja física, vão preceder pesquisas e buscas online.

Isso quer dizer que, o seu consumidor vai buscar o produto na internet, ainda que sua intenção seja a de fechar a venda em uma loja física. Portanto, é essencial ter uma imagem virtual da sua marca, para que o seu consumidor possa realizar a sua pesquisa de maneira mais assertiva e ágil.

4) Seus consumidores e seus concorrentes estão na internet

A Era Digital chegou para todos e isto inclui o seu consumidor e os seus concorrentes. Por isso, garantir um espaço para a sua marca no amplo campo da internet é muito mais do que uma estratégia de venda: é uma estratégia de marketing.

Pode ser justamente neste espaço, que a sua marca consiga mostrar os seus diferenciais de maneira mais visível e evidente, como bom atendimento, modernidade e boa experiência de consumo.

5) O investimento inicial é baixo e os resultados são altos

Se compararmos o investimento da abertura de uma loja virtual com uma loja física, é notável que o investimento no ambiente online é muito menor.

Por outro lado, o alcance e os resultados trazidos pela loja virtual são muito maiores do que de uma loja física se utilizarmos a relação tempo/vendas.

Um site bem montado ou a utilização de redes sociais como espaço de venda são investimentos muito mais baixos do que o de um ponto de venda e trazem um alcance muito maior e mais rápido do que no ambiente físico.

E o interessante disso tudo, é que, ao associar sua loja física à sua loja online, é possível aumentar a escalabilidade da sua marca de forma muito mais ágil e ampla, tendo em vista que o ambiente virtual quebra as barreiras de limite de conversão enfrentadas no ambiente físico, como espaço e número de atendentes.

Conclusão

Neste sentido, se a sua loja física ainda não realizada vendas online ela está perdendo grandes oportunidades de venda e de crescimento. Principalmente no contexto pós crise causada pelo covid-19, tendo em vista que durante o período de isolamento o consumidor se educou ainda mais para comprar através do meio virtual, ainda que a venda efetiva seja realizada no ambiente físico.

Você sabia que a sua loja física e online podem trabalhar como uma só?

Com o ERP Master da Alternativa Sistemas você trabalha tanto com a sua loja física quanto com a virtual de forma integrada através de recursos tecnológicos modernos. Além disso, você tem acesso a uma operação centralizada e inteligente para que você possa desenvolver o seu negócio. Se você quiser saber mais sobre o ERP com o melhor custo-benefício e mais conectado do mercado, fale com os especialistas da Alternativa Sistemas.

Você gostou da reflexão? Para compartilhar cada vez mais ideias interessantes com a gente, acesse todos os materiais disponíveis no Blog Alternativa e fique por dentro de nossas postagens semanais.

Fale com a Alternativa!

Nós da Alternativa Sistemas estamos fazendo a nossa parte e contamos com vocês para continuarmos crescendo juntos hoje e sempre! Por isso, divulgamos o nosso Plano de Ação frente à quarentena em prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Neste plano de ação, divulgamos as prioridades que foram estabelecidas para atendimento e suporte durante o período de quarentena.

Estamos somente com atendimento remoto durante o período de quarentena:

– Se você quer vender na internet utilizando as soluções Alternativa como o ERP Master e-commerce, envie um e-mail para comercial@alternativasistemas.com.br ou ligue para (14) 3879-0580. E se você quiser solicitar um orçamento gratuito, de forma online, clique aqui!

– Se você já é cliente Alternativa, priorize seus chamados de suporte e atendimento via Helpdesk. Para acessar o Novo Help Desk da Alternativa, acesse o site: http://alternativasistemas.com.br/suporte

– Se você tem requisições financeiras, envie um e-mail para sac@alternativasistemas.com.br;

– Utilize o Telefone somente para chamados de urgência: (14) 3879-0580. Os chamados de urgência são classificados neste link.

Alternativa Sistemas, crescendo hoje e sempre junto com você.

 

Referências

[1] Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2019/06/04/internas_economia,759966/loja-fisica-com-site-vende-mais-do-que-so-e-commerce.shtml

[2] Se quiser mais dicas sobre como preparar a sua loja física para o ambiente virtual, confira este texto: https://alternativasistemas.com.br/blog/como-vender-na-internet-5-passos-para-se-tornar-um-expert-em-e-commerce/

[3] Fonte: https://googlediscovery.com/2016/10/18/pesquisa-do-google-mostra-influencia-do-digital-no-varejo-brasileiro/

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!