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5 Pontos de atenção em logística na Black Friday

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De acordo com o site Reclame aqui, em 2019, a Black Friday apresentou um aumento de 24,7% nas reclamações entre os consumidores brasileiros, sendo que a logística liderou como assunto principal das queixas[1].

O atraso na entrega representou 49,62% no ranking de reclamações do site, que recebeu 121.359 reclamações ao total[2]. Outro dado alarmante, é que entre os produtos mais reclamados, os serviços de entrega ficam em segundo lugar, representando 6,36% das queixas[3].

E, se em 2019, em que a Black Friday enfrentava a normalidade do funcionamento social, a logística já foi um problemão para as empresas, imagine em 2020, em que a pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe os pedidos virtuais e entregas para os holofotes do mercado varejista?

Por que preparar a logística é mais importante em 2020? 

Com a instabilidade do mercado ao longo de 2020, muitos consumidores diminuíram os gastos e reduziram exponencialmente a sua movimentação pelas ruas. Apesar disso, ter trazido consequências negativas para o comércio, pode representar uma esperança para a Black Friday 2020.

Isso porque, como os consumidores reprimiram suas compras ao longo do ano, há grandes expectativas de que os clientes aproveitem a Black Friday e suas condições diferenciadas para antecipar as compras de natal.

E neste novo contexto, seja a sua loja física ou virtual, a logística entrará como um grande protagonista no desenvolvimento do bom relacionamento com o consumidor. Por isso, é importante ter o processo bem consolidado até a Black Friday 2020.

Neste sentido, confira o checklist com 5 pontos de atenção e cuidados que a sua loja deve tomar para preparar a logística de sua empresa para a Black Friday.

#Dica 1: Planeje o estoque com inteligência e estratégia

A primeira regra para não ter problemas de ruptura de estoque e criar uma imagem negativa da sua loja frente ao consumidor é analisar a demanda de compras durante a Black Friday.

Neste sentido, é preciso garantir que os produtos mais procurados estarão disponíveis ao consumidor. Uma forma de realizar isso, é através da manutenção de um estoque adicional: isso vai garantir que a sua loja não vai ficar sem o produto e que o seu consumidor não terá problemas com prazo de entrega.

Ao mesmo tempo, é possível aproveitar a Black Friday para desencalhar produtos que estão no seu estoque só ocupando espaço. Por isso, adotar uma tabela de precificação inteligente e certeira, pode incentivar o escoamento dos produtos que nem são tão procurados, e que podem ser um atrativo da sua loja no período de Black Friday.

No caso das empresas que possuem espaço limitado, encontrar parceiros de armazenamento de produtos é uma estratégia essencial. E essa estratégica fica ainda mais interessante, se a sua empresa conseguir armazenar os produtos em regiões de escoamento estratégicos e é possível ainda alcançar o barateamento dos custos com a entrega.

#Dica 2: Mantenha a comunicação com o seu cliente ativa

Para evitar desentendimentos e reclamações com o seu consumidor, é muito importante manter o seu cliente informado e de forma transparente durante todo o processo de entrega.

Isso significa apontar prazos de entrega reais – mesmo que isso signifique apresentar prazos mais longos do que a concorrência – e sempre atualizados. Adotar esta postura, vai trazer conforto e segurança ao seu cliente e diminuir a ansiedade pela entrega.

#Dica 3: Garanta uma estratégia digital

Em 2020 os hábitos dos consumidores migraram para o ambiente virtual. Isso não significa que, necessariamente, os clientes passaram a utilizar mais o e-commerce. Mas sim que estão adotando os meios digitais para se comunicar e fechar compras.

Isso significa que a sua empresa deve estar preparada para atender o consumidor de maneira online e, principalmente, para receber a demanda da Black Friday no ambiente virtual.

Neste sentido, criar automatizações no processo de atendimento realizado nas redes sociais e garantir um espaço de vendas virtual – com exposição do catálogo, atualização constante dos produtos disponíveis, valores e condições de entrega – vai ser essencial para não deixar o seu consumidor na mão e agilizar o fluxo de vendas durante a Black Friday.

#Dica 4: Diversifique as parcerias de entrega

Tanto as lojas físicas como lojas virtuais vão precisar trabalhar com opções de entrega durante a Black Friday 2020, tendo em vista que a aglomeração de pessoas é uma coisa que deve ser evitada no contexto do novo coronavírus.

E para que não haja problemas com a entrega, uma dica valiosa é a diversificação das opções de entrega. Isso porque, ao oferecer um grande catálogo de opções de entrega, a sua empresa não fica na mão e evita problemas com prazos de entrega entre os clientes.

Durante o dia dos namorados de 2020, vários apps de entrega apresentaram instabilidade e ficaram fora do ar durante horas. Estima-se que a demanda da Black Friday será muito maior, por isso, para não correr o risco de ficar sem vender, ofereça mais de uma opção ao seu consumidor para garantir um fluxo contínuo.

Isso vale também para as parcerias com transportadoras e demais empresas de entrega parceiras.

#Dica 5: Lute pelo preço das entregas

Com a maior demanda de pedidos online, o consumidor brasileiro tornou-se mais consciente acerca da necessidade de precificação da entrega. E isso pode ser um ponto positivo para as empresas que precisaram brigar menos nas taxas de entrega oferecidas.

De todo modo, durante a Black Friday 2020, mais do que nunca, os clientes estarão de olho nas taxas de frete oferecidas por sua empresa. Por isso, é preciso oferecer uma estratégia de entregas inteligente.

Neste sentido, é muito importante oferecer diversificadas opções de prazo que sejam acompanhadas por diferentes preços de oferta, pois assim o seu consumidor pode acessar diferentes valores e optar pela condição que mais se encaixe em suas necessidades.

Oferecer opções de retirada na loja ou em pontos de retirada é uma ótima opção para reduzir custos com entrega e deixar o seu consumidor mais satisfeito com a experiência de entrega.

Só não se esqueça de que, no novo normal, aglomerações não são uma opção, portanto, oferecer horários de retirada é essencial. Da mesma forma, o ambiente de retirada deve estar preparado e higienizado para receber o seu consumidor e garantir um fluxo de retirada ágil e eficaz.

Conclusão 

A Black Friday sempre deixa a logística em alerta, pois é uma data de grande movimentação no comércio. Por conta disso, preparar a sua empresa de maneira inteligente e antecipada é um ponto chave para garantir o sucesso da campanha e evitar desentendimentos com o consumidor.

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Referencias 

[1] Para mais informações, acesse: https://noticias.reclameaqui.com.br/noticias/black-friday-2019-encera-com-mais-de-121-mil-reclamacoes-mas_3868/

[2] Dados registrados as 11h do dia 21/11/2019 até às 23h59 do dia 31/01/2020.

[3] Dados registrados as 11h do dia 21/11/2019 até às 23h59 do dia 31/01/2020.

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